Novo videocast Tirando o Crachá debate carreira sem romantização com protagonismo de pessoas pretas

Uma image de notas de 20 reais
A discrepância entre redes sociais e a vida real motivou Ladislau a criar o podcast
(Divulgação)
  • Programa reúne executivos de empresas como Visa, Itaú e Santander para discutir carreira, propósito e mercado de trabalho
  • À frente da iniciativa está Felipe Ladislau, fundador da Black H. Office, que oferece mentoria voltada à comunidade negra
Por Anna Scudeller

[AGÊNCIA DE NOTÍCICAS DC NEWS]
Na sexta-feira (23) a AGÊNCIA DC NEWS estreia uma parceria com o projeto Tirando o Crachá, videocast apresentado por Felipe Ladislau, fundador da Black H. Office, iniciativa de mentoria e profissionalização voltada à comunidade negra. A estreia no universo audiovisual, segundo Ladislau, tem como proposta debater carreira de forma menos romantizada. “Vamos falar de forma autêntica. E isso é mostrar que existe sorte e azar quando se fala de carreira”, disse. Os 11 episódios da primeira temporada englobam executivos de empresas como Visa, Itaú e Santander para auxiliar o público a encontrar formas de superar desafios no mercado de trabalho “através de diferentes histórias que dão perspectivas únicas”.

O Tirando o Crachá nasce a partir da experiência de Ladislau, que hoje também é COO da PYXYS, de mentorear executivos e do fortalecimento de uma comunidade para profissionais negros indo além dos métodos tradicionais de aprendizagem. “Quando estou numa mentoria ou num workshop, a conversa é completamente diferente do que é postado no LinkedIn”, afirmou. O apresentador conta que a ideia é construir um ambiente confortável com histórias inspiradoras, mas que também traga os desafios de carreira os imprevistos, os acidentes de percurso e o êxitos de executivos e executivas bem-sucedidos em suas respectivas áreas.

Semanalmente em episódios de 50 minutos, Ladislau apresentará conversas com eixos centrais, cobrindo tópicos que passam por propósito profissional, transição de carreira e planejamento profissional. Ele diz que o objetivo não é traçar um perfil dos convidados, mas proporcionar uma conversa mais informal e orgânica, quase como conselhos. “Não estamos fazendo caber a vida da pessoa nos episódios, mas destacando o que contribui para aprender sobre aquele tópico”, afirmou.

Nessa primeira temporada já gravada, Ladislau relata que um dos aprendizados foi a importância de ser “cara de pau”, como ele define, no ambiente corporativo. De acordo com ele, um tema recorrente nas entrevistas foi sobre a capacidade de assumir um personagem e se expor dentro do trabalho, e que tal ferramenta é destacada como diferencial para acesso a oportunidades. “Muitos convidados deram exemplo de proatividade para conseguirem atingir seus objetivos.”

Outra característica que o apresentador destaca é a resiliência de persistir mesmo diante de descrédito, feedbacks negativos e frustrações. “A vida não é uma história que necessariamente tem um final feliz”, disse. E, por mais que pareça, essa não é uma frase pessimista. De acordo com ele, o podcast carrega a função de tirar do ouvinte o peso de ser perfeito, a frustração de as coisas darem errado e a culpa do quase. “É como conversar sobre ambiente corporativo, mas sem o peso do crachá.”

A primeira temporada estreia com a participação de Genesson Honorato, que é palestrante, professor da Fundação Dom Cabral (FDC) e sócio da Kuba Audio. Os episódios são disponibilizados no YouTube e Spotify, e serão publicados, semanalmente, na AGÊNCIA DC NEWS.

Escolhas do Editor
Voltar ao topo