São Paulo, 14 de outubro de 2025 – Segundo o relatório mensal de petróleo da AgênciaInternacional de Energia (AIE), divulgado hoje mais cedo, a oferta da commodity aumentou em 5,6milhões de barris de petróleo por dia (bpd) em setembro em base anual.
Já a produção global de petróleo bruto atingirá a mínima sazonal de 81,6 milhões de bpdem outubro, quase 4 milhões de bpd abaixo do nível recorde de julho, com a manutenção e oscrescentes ataques à infraestrutura russa reduzindo a atividade.
De acordo com a entidade, a demanda global por petróleo aumentou 750 mil bpd no terceirotrimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano anterior. Ainda assim, o uso de petróleopermanecerá contido no restante de 2025 e em 2026, resultando em ganhos anuais previstos em tornode 700 mil bpd em ambos os anos.
“Esse número está bem abaixo da tendência histórica, visto que o clima macroeconômico maissevero e a eletrificação do transporte contribuem para uma forte desaceleração no crescimento doconsumo de petróleo”, diz um trecho do relatório. A AIE estima que haja um superávit naprodução de petróleo em 1,9 milhão de bpd desde o começo de 2025.
Vanessa Zampronho / Safras News
Copyright 2024 – Grupo CMA