São Paulo, 5 de setembro de 2025 – O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que oSistema Interligado Nacional (SIN) tem atendido plenamente à crescente demanda de carga do paísao longo dos últimos anos, o que demonstra que o sistema elétrico brasileiro é robusto e operacom segurança. Os resultados da edição 2025 do Plano da Operação Energética (PEN), divulgadosem 8 de julho, apontam especificamente a necessidade de realização de novos leilões para oadequado suprimento de potência no horizonte 2026-2029.
“Cabe destacar que, por premissa metodológica, as avaliações contidas no plano consideram quenenhuma nova capacidade de geração seria adicionada ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Assim,os valores apresentados não constituem projeção do cenário futuro, mas insumos técnicosdestinados a subsidiar o Poder Concedente na realização de leilões de reserva de capacidade”,explicou o ONS.
Segundo o comunicado, a realização desses leilões é o instrumento adequado para assegurar acontratação de novos recursos de potência, de forma a atender aos critérios de suprimentoestabelecidos pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). O ONS ressaltou a relevânciadas iniciativas em curso pelo Ministério de Minas e Energia (MME), que aprovou medidas essenciaispara o atendimento de potência no curto prazo e já colocou em consulta pública leilões dereserva de capacidade, fundamentais para a garantia do suprimento de energia elétrica no país comsegurança, qualidade e eficiência.
Por fim, o Operador reiterou que mantém o permanente acompanhamento das condições do sistema eatua em conjunto com o MME e demais agentes do setor para garantir o equilíbrio entre segurança,qualidade e custo da operação, assegurando a tranquilidade da sociedade e a confiabilidade dofornecimento de energia elétrica no Brasil.
Emerson Lopes – emerson.lopes@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA