São Paulo, 7 de outubro de 2025 – A Organização Mundial do Comércio (OMC) revisou para cimasua previsão de crescimento do comércio global de bens em 2025, estimando agora uma alta de 2,4%,contra apenas 0,9% projetados em agosto e queda de 0,2% em abril. O aumento está associado à fortedemanda por produtos ligados à inteligência artificial e ao movimento de empresas norte-americanasque anteciparam importações para evitar tarifas mais altas previstas para o restante do ano. Areação moderada de outros países às tarifas impostas pelos EUA também contribuiu para odesempenho melhor do que esperado. As informações são da agência de notícias “Dow Jones”.
Segundo a OMC, o comércio de 100 linhas de produtos relacionados à IA, incluindosemicondutores, processadores, computadores, servidores e equipamentos de telecomunicações,avançou 20% no primeiro semestre de 2025 em relação ao mesmo período de 2024. Nos EUA, asimportações de semicondutores saltaram 36% e as de servidores e máquinas de processamento dedados cresceram 10%, impulsionadas tanto por aumento de estoques quanto por investimentos eminfraestrutura de nuvem e centros de dados.
Apesar da força deste ano, a OMC projeta desaceleração para 2026, cortando a previsão decrescimento do comércio de 1,8% para 0,5%. Com a disseminação das tarifas e o esgotamento dosestoques acumulados, empresas terão menor capacidade de driblar custos mais altos. O impacto dasmedidas norte-americanas foi em parte adiado para o próximo ano, mas ainda assim o volume esperadopara o biênio 2025-2026 está acima das estimativas feitas em abril.
A entidade alertou que o cenário de 2026 pode piorar caso grandes economias imponham tarifasadicionais entre si, recomendando que os países evitem um ciclo de retaliações comerciais. Poroutro lado, o crescimento poderá superar as expectativas se o impulso do comércio de produtos deIA se mantiver. A diretora-geral Ngozi Okonjo-Iweala ressaltou que as atuais perturbações nosistema global de comércio exigem ação coordenada para construir uma base mais sólida e garantirmaior prosperidade de forma ampla.
Vanessa Zampronho / Safras News
Copyright 2025 – Grupo CMA