São Paulo, 22 de julho de 2025 – O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, afirmou nestaterça-feira que Ottawa só aceitará um acordo comercial com os Estados Unidos que esteja “nomelhor interesse dos canadenses”, em meio às negociações em andamento entre os dois países. Asinformações são da agência de notícias “Sputnik”.
Carney está atualmente em Huntsville, Ontário, participando de um encontro de três dias comos governadores de todas as províncias e territórios canadenses, onde discutem questões internase o impasse comercial com Washington.
“Estamos trabalhando em nome dos canadenses e concordaremos com um acordo, se houver um sobre amesa, que esteja alinhado com os melhores interesses do Canadá, assim como os Estados Unidosbuscarão aquilo que favorece seus próprios interesses”, declarou Carney durante uma coletiva deimprensa.
Na semana passada, o premiê canadense já havia sinalizado ceticismo quanto à possibilidade deum acordo livre de tarifas com os EUA, alegando haver “poucas evidências” de progresso, diante dosinúmeros obstáculos ainda pendentes nas negociações.
As tensões aumentaram depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou, no início dejulho, a imposição de uma tarifa de 35% sobre produtos canadenses a partir de 1º de agosto. Trumptambém confirmou que tarifas setoriais anteriores continuarão em vigor. Produtos que não cumpremintegralmente o Acordo Estados Unidos-México-Canadá (USMCA) estão sendo taxados em 25%, e desde 4de junho, o governo norte-americano dobrou para 50% as tarifas sobre importações de aço ealumínio do Canadá.
Vanessa Zampronho / Safras News
Copyright 2025 – Grupo CMA