País quer manter China dependente da tecnologia americana, diz Lutnick sobre Nvidia vender chips aos chineses - DJ News

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA

São Paulo, 15 de julho de 2025 – O secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick,explicou a recente mudança de postura do governo Trump ao autorizar que a Nvidia venda seu chip deinteligência artificial H20 na China, ressaltando que o objetivo dos EUA é manter os chinesesdependentes da tecnologia americana. As informações são da agência de notícias “Dow Jones”.

Em entrevista à CNBC nesta terça-feira, Lutnick afirmou que os Estados Unidos querem sempreestar um passo à frente do que a China consegue produzir para garantir que o país asiáticocontinue adquirindo semicondutores americanos. Segundo ele, “queremos que os chineses continuemutilizando a infraestrutura tecnológica dos Estados Unidos, porque ainda dependem dela”, destacandoque a Nvidia está vendendo à China um chip de IA já defasado em relação aos mais recentes.

A administração comunicou que a Nvidia estará autorizada a comercializar o chip H20 para aChina assim que as licenças forem emitidas pelo Departamento de Comércio, uma decisão que revertea restrição adotada em abril, quando as vendas desse chip haviam sido limitadas.

Vale lembrar que, na semana passada, a Nvidia tornou-se a primeira empresa de chips do mundo asuperar o valor de mercado de US$ 4 trilhões. As ações da companhia subiram 4% durante asnegociações desta terça-feira.

Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2025 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo