PCE, 2 leitura do PIB do 2T25 nos EUA; ata do BCE e PMI oficial da China são destaque

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA
Compartilhe: Ícone Facebook Ícone X Ícone Linkedin Ícone Whatsapp Ícone Telegram

São Paulo, 22 de agosto de 2025 – Os mercados financeiros ficaram de olho em dois eventos nestasemana, a ata do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) e o discurso deJerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano). No caso da ata,os investidores puderam ver que há sim uma divisão dentro do banco a respeito dos riscos dastarifas sobre o aumento da inflação e a alta no desemprego, que são os dois lados do mandato dobanco.

Entre os membros do Fomc, há os que são mais cautelosos para cortar os juros, por ainda nãoterem certeza que existe risco de alta para a inflação. Mas há membros que veem problemas nomercado de trabalho, que, para eles, mostra sinais de que está desaquecido – levando emconsideração o payroll de julho, que teve um número de criação de vagas abaixo do previsto.

Já Powell abriu a porta para cortes de juros por parte do Fed. Em seu discurso, ele sinalizouque esse corte já possa vir em setembro. “O equilíbrio de riscos parece estar mudando”, dissePowell. Ele se mostrou preocupado com os números do mercado de trabalho, que indicamdesaceleração. “E se esses riscos se materializarem, podem fazê-lo rapidamente na forma dedemissões muito maiores e aumento do desemprego”, disse Powell. Isso animou os mercados, quepassaram a operar em forte alta, os juros dos Treasuries em queda e o FedWatch indicando uma altaprobabilidade de cortes de juros em setembro.

Nos EUA, entre os indicadores mais aguardados da próxima semana, teremos o PCE de julho e asegunda leitura do PIB do segundo trimestre. Além dele, serão divulgados o índice de atividadenacional do Fed Chicago, os pedidos de bens duráveis, o S&P Case/Shiller de preços de imóveis, aconfiança do consumidor do Conference Board e a revisada da Universidade de Michigan, as vendas deimóveis novos e as pendentes de imóveis, os estoques de petróleo e os pedidos deseguro-desemprego.

A Alemanha divulga o índice Ifo de confiança do empresário, o Gfk de confiança doconsumidor, as vendas no varejo e o índice de preços ao consumidor. A zona do euro divulga aleitura revisada da confiança do consumidor, e a ata do BCE da reunião dos dias 23 e 24 de julho.

O Japão divulga o índice de preços ao consumidor da capital Tóquio, a taxa de desemprego, aleitura preliminar da produção industrial. A China traz o lucro das empresas e o PMI oficial dossetores industrial e de serviços de agosto.

A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulga seu relatóriotrimestral do PIB dos países que pertencem ao bloco, e teremos a finalização da temporada debalanços, com a publicação dos resultados do destaque da inteligência artificial, a Nvidia.

Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2025 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo