Pequeno e médio varejo alimentar: preço médio segura vendas, enquanto número de pontos diminui

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Vendas no varejo alimentar crescem 11,1% em receita na região Sudeste, mas caem 0,1% em volume
(Rubens Chaves/Folhapress)
  • Segundo pesquisa da Mtrix, de janeiro a outubro vendas no setor crescem 9% em valores e 0,8% em volume
  • Preços sobem 8,1% no ano e pontos de venda diminuem, fazendo crescer o tíquete médio
Por Vitor Nuzzi

[AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DC NEWS]
Pesquisa da Mtrix, empresa brasileira de inteligência do consumidor adquirida recentemente pela líder global NielsenIQ, mostra crescimento nas vendas em reais no pequeno e médio varejo alimentar, impulsionado pelo preço médio. É, basicamente, o que sustenta o mercado: de janeiro a outubro, em relação a igual período de 2024, a alta é de 9% em valores e de 0,8% em volume. O preço médio sobe 8,1%, enquanto o número de pontos de venda recua 2,9%. Já o food service cresce 8,9% em receita, mas cai 1,5% em volume: +10,5% no preço médio e -4,9% em pontos de venda. O varejo alimentar inclui atacado&comércio varejista, lojas de conveniência, pequenos e médios mercados, armazéns, mercearias e empórios, em um total de 405 mil PDVs. No segmento de food service estão bares&lanchonetes, entretenimento, hotéis&motéis, padarias e restaurantes (310 mil PDVs).

Entre as regiões, as vendas do varejo alimentar cresceram 13,9% no Norte e 11,1% no Sudeste, que corresponde a 37% do total. As altas foram menos expressivas no Nordeste (6,9%), Sul (6,2%) e Centro-Oeste (5,7%). Em volume, a pesquisa aponta retração no Sudeste (-0,1%), no Sul (-0,6%) e no Centro-Oeste (-0,2%), com crescimento de 1,2% no Nordeste e de 5,5% na região Norte. Em todas, o número de pontos de venda diminui. No food service, o Sudeste responde por quase metade (49,3%) – nessa região, as vendas sobem 10,1% em valor e caem 1% em volume, com alta de 11,2% no preço médio e queda de 3,2% nos pontos de venda.

Na categoria de farmácias&perfumarias, que compreende mais de 100 mil pontos de venda, as vendas caem tanto em valor (-2,8%) como em volume (-6,6%), no período de janeiro a outubro. O preço médio sobe 4,1% e o total de pontos de venda recua 3,6%. A receita de vendas sobe apenas no Sudeste (+0,8%) e no Sul (+5,6%), caindo principalmente na região Norte (-28,1%), além das quedas de 5,8% no Centro-Oeste e de 0,7% no Nordeste. Em volume, alta somente na região Sul (+1,4%). O preço médio só não sobe na região Norte, enquanto o total de PDVs diminui em todas.

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Todo o universo abrangido pela pesquisa – 1,1 milhão de pontos de venda – mostra crescimento de 4,7% em reais e retração de 0,9% em volume. O preço médio sobe 5,7% e o total de PDVs cai 4,8%. Assim, o tíquete médio por ponto tem alta de 9,9%.

A NielsenIQ concluiu a aquisição da Mtrix em 5 de agosto deste ano. “Esta será a mais recente de nove aquisições complementares realizadas pela NIQ para aprimorar ainda mais suas capacidades analíticas e ferramentas para varejistas”, disse a empresa em comunicado. Isso inclui a aquisição “da plataforma de insights sensoriais Gastrograph AI e a fusão com a GfK em 2023”. A NIQ, por sua vez, passou a fazer parte do portfólio da Advent International em 2021. A Nielsen afirmou ainda que a transação envolvendo a Mtrix “ressalta o compromisso de longo prazo” da companhia com a América Latina.


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