Petrolífera anuncia descoberta de petróleo e gás na bacia de Santos, no Brasil

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA
Compartilhe: Ícone Facebook Ícone X Ícone Linkedin Ícone Whatsapp Ícone Telegram

São Paulo, 4 de agosto de 2025 – A petrolífera britânica BP anunciou hoje a descoberta de umcampo de petróleo e gás no bloco Bumerangue, na bacia de Santos, no litoral paulista. O poçoexploratório 1-BP-13-SPS está a 404 km do Rio de Janeiro e está a uma profundidade de água de2.372 metros. O poço foi perfurado até uma profundidade total de 5.855 metros.

O poço interceptou o reservatório cerca de 500 metros abaixo do topo da estrutura e penetrounuma coluna bruta estimada de hidrocarbonetos de 500 metros em um reservatório carbonáticopré-sal de alta qualidade, com uma extensão areal superior a 300 quilômetros quadrados.

Resultados das análises no local da sonda indicam níveis elevados de dióxido de carbono. A BPiniciará agora análises laboratoriais para caracterizar melhor o reservatório e os fluidosdescobertos, o que fornecerá informações adicionais sobre o potencial do bloco Bumerangue.Atividades adicionais de avaliação estão planejadas, sujeitas à aprovação regulatória.

“Estamos entusiasmados em anunciar esta descoberta significativa em Bumerangue, a maior da BP em25 anos”, disse Gordon Birrell, EVP, produção & operações da empresa.

A BP detém 100% de participação no bloco, com a Pré-Sal Petróleo S.A. como gestora doContrato de Partilha de Produção. A BP adquiriu o bloco em dezembro de 2022 durante o 1º Ciclo daOferta Permanente de Partilha de Produção da ANP, em termos comerciais muito favoráveis.

O prospecto Bumerangue é a décima descoberta da BP em 2025 até o momento. A empresabritânica já anunciou descobertas de petróleo e gás em: Beryl e Frangipani em Trinidad, Fayoum 5e El King no Egito, Far South no Golfo da América, Hasheem na Líbia e Alto de Cabo Frio Central noBrasil, além de descobertas na Namíbia e Angola por meio da Azule Energy, sua joint venture 50-50com a Eni.

A BP planeja aumentar sua produção global de upstream para 2,3-2,5 milhões de barris de óleoequivalente por dia em 2030, com capacidade de aumentar a produção até 2035.

Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo