São Paulo, 3 de setembro de 2025 – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês)sobre a atividade do setor de serviços da zona do euro caiu para 50,5 pontos em agosto, de 51pontos em julho, de acordo com dados revisados divulgados pelo Hamburg Commercial Bank (HCOB) e peloinstituto de pesquisas S&P Global. A previsão era de 50,7 pontos.
Leituras acima de 50 pontos indicam crescimento das atividades, enquanto os valores menoresapontam contração. O PMI composto, que agrega dados sobre a atividade dos setores industrial e deserviços, subiu para 51 pontos em agosto, de 50,9 pontos em julho.
“Andar de bicicleta devagar demais pode fazer você cair. Esse é o risco que a zona do euroenfrenta. Sim, a economia tem crescido desde o início do ano, mas o ritmo é dolorosamente lento.Em agosto, o PMI composto ficou em 51,0 – pouco acima da velocidade de estagnação. Tensõespolíticas na França e na Espanha, incertezas em torno do acordo comercial entre União Europeia eEstados Unidos e os problemas persistentes no setor automotivo, peça-chave da região, não ajudam.Por outro lado, o aumento dos gastos com defesa em toda a Europa e o programa de infraestrutura daAlemanha trazem esperança de que a economia possa continuar avançando – e evitar cair dabicicleta”, afirma Dr. Cyrus de la Rubia, economista-chefe do HCOB.
Larissa Bernardes / Safras News
Copyright 2024 – Grupo CMA