São Paulo, 23 de abril de 2025 – O Indice FipeZAP de Venda e Locação Comercial aponta que ospreços de venda de salas e conjuntos comerciais de até 200 metros quadrados (m2) desacelerarampara uma alta de 0,27% em março, enquanto os preços de locação aceleraram no mesmo período,considerando o aumento médio de 1,01%. Os preços considerados se referem a anúncios para novosaluguéis. Considerando outros índices de preço, o IPCA/IBGE exibiu uma inflação ao consumidorde 0,64%, ao passo que o IGP-M/FGV apurou um recuo de 0,34% nos preços da economia brasileira.
O estudo mensal, desenvolvido em parceria pela Fipe e pelo ZAP, acompanha os preços de salas econjuntos comerciais de até 200 m2 em 10 cidades brasileiras, com base em anúncios da Internet. OIndice FipeZAP não incorpora em seu cálculo a correção dos aluguéis vigentes, cujos valoressão reajustados periodicamente de acordo com o especificado em contrato.
Entre as 10 localidades onde o segmento comercial é acompanhado pelo Indice FipeZAP, foram apuradasas seguintes variações nos preços de venda de imóveis comerciais: Curitiba (+1,45%); BeloHorizonte (+0,77%); Florianópolis (+0,62%); São Paulo (+0,28%); Campinas (+0,19%); Rio de Janeiro(+0,02%); Porto Alegre (-0,03%); Niterói (-0,07%); Salvador (-0,41%); e Brasília (-0,56%).
Quanto à locação comercial, os últimos resultados por município puderam ser ordenados daseguinte forma: Campinas (+2,28%); Brasília (+2,14%); Curitiba (+1,72%); Rio de Janeiro (+1,39%)Florianópolis (+0,87%); Salvador (+0,86%); Belo Horizonte (+0,74%); Porto Alegre (+0,72%); SãoPaulo (+0,70%); e Niterói (-0,22%).
Balanço parcial de 2025
De acordo com o Indice FipeZAP, os preços de venda de salas e conjuntos comerciais avançaram 0,96%no primeiro trimestre, enquanto o aluguel comercial subiu, em média, 2,02% no período.Comparativamente, o IPCA (IBGE)e o IGP-M(FGV) registraram avanços de 2,12% e 0,99%,respectivamente.
Análise dos últimos 12 meses
Os preços de venda de imóveis comerciais exibiram um aumento médio de 1,36% nos últimos 12meses, enquanto os preços de locação de aluguel de salas e conjuntos comerciais cresceram 7,87%nessa janela temporal. Para fins comparativos, os índices de preço de referência apresentaram asseguintes variações em 12 meses: +5,56% (IPCA/IBGE) e +8,58% (IGP-M/FGV).
Considerando as cidades monitoradas, as variações nos preços de venda se distribuíram daseguinte maneira: Curitiba (+11,75%); Niterói (+4,20%); Salvador (+3,71%); Florianópolis (+3,69%)São Paulo (+1,88%); Campinas (+0,67%); Porto Alegre (-0,33%); Belo Horizonte (-1,50%); Rio deJaneiro (-1,88%); e Brasília (-2,15%).
Quanto à locação do segmento, as 10 cidades apresentaram valorização em 12 meses: Niterói(+17,95%); Curitiba (+12,30%); Campinas(+9,25%); São Paulo (+7,79%); Belo Horizonte (+7,54%); Riode Janeiro (+7,48%); Salvador (+5,98%); Porto Alegre (+5,53%); Florianópolis (+4,69%); eBrasília(+3,31%).
Preço médio de venda e locação
De acordo com a amostra utilizada no cálculo do Indice FipeZAP Comercial de março/2025, o valormédio de salas e conjuntos comerciais de até 200 m2 foi avaliado em R$ 8.496/m2, no caso deimóveis disponíveis para venda, e em R$ 46,52/m2 entre as unidades destinadas para locação.
Considerando as 10 cidades monitoradas, São Paulo (SP) se destacou por apresentar os maioresvalores médios tanto para venda (R$ 10.229/m2) quanto para locação comercial (R$ 55,58/m2). Asdemais localidades exibiram os seguintes preços médios no último período amostral: Rio deJaneiro, com R$ 8.575/m2 (venda) e R$ 46,09/m2 (locação); Florianópolis (R$ 8.735/m2 e R$46,90/m2); Curitiba (R$ 8.424/m2 e R$ 38,32/m2); Niterói (R$ 7.795/m2 e R$ 41,78/m2); Brasília (R$6.528/m2 e R$ 36,26/m2); Porto Alegre (R$ 6.406/m2 e R$ 34,91/m2); Campinas(R$ 6.375/m2 e R$42,52/m2); Belo Horizonte (R$ 6.260/m2 e R$ 32,66/m2); e Salvador (R$ 5.238/m2 e R$ 42,58/m2).
Rentabilidade do aluguel comercial
Em março, especificamente, o retorno médio do aluguel de imóveis comerciais foi calculado em6,78% ao ano percentual acima da rentabilidade projetada para a locação de imóveis residenciais(5,88% ao ano). Contudo, quando colocadas em perspectiva, as duas taxas se mantiveram abaixo doretorno médio projetado de aplicações financeiras de referência nos próximos 12 meses, queescalou para patamares mais elevados nos últimos meses.
Considerando as 10 localidades em que os preços de imóveis comerciais são acompanhados peloIndice FipeZAP, as taxas de retorno foram as seguintes: Salvador (9,81% a.a.); Campinas (8,03%a.a.); São Paulo (6,80% a.a.); Brasília (6,81% a.a.); Porto Alegre (6,54% a.a.); Rio de Janeiro(6,43% a.a.); Niterói (6,43% a.a.); Florianópolis (6,37% a.a.); Belo Horizonte (6,25% a.a.); eCuritiba (5,73% a.a.).
De acordo com o Indice FipeZAP Comercial, pela razão entre o preço médio de locação e o preçomédio de venda, é possível calcular uma medida da rentabilidade para o comprador que opta porinvestir em imóveis com a finalidade de obter renda com o aluguel. Além disso, o indicadorresultante conhecido como rental yield pode ser útil para avaliar a atratividade da locação desalas e conjuntos comerciais em relação a alternativas de investimento disponíveis no mercado.
Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)
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