Presidente discursa no lançamento do programa Gás do Povo em Belo Horizonte

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA
Compartilhe: Ícone Facebook Ícone X Ícone Linkedin Ícone Whatsapp Ícone Telegram

São Paulo, 4 de setembro de 2025 – O presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), em discursodurante a cerimônia de anúncio do Programa “Gás do Povo”, no Aglomerado da Serra, em BeloHorizonte (MG), disse que os programas sociais estão sendo retomados após a destruição que foifeita pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Os ministros da Casa Civil, Rui Costa (PT-BA),de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD-MG), e do Desenvolvimento e Assistência Social,Wellington Dias (PT-PI), a ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo (PT-MG), a primeira-damaRosângela (Janja) Lula da Silva, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o prefeito de Belo Horizonte,Álvaro Damião (União Brasil-MG) e outros políticos e autoridades, também participaram doevento.

“Quando ganhamos as eleições, encontramos o país um pouco desajustado, com mais de 6 mil obrasparalisadas. O salário mínimo ficou 7 anos sem aumento. Cadê a Casa Verde Amarela que eles iamconstruir? Eles tinha acabado com os ministérios da cultura, dos povos indígenas, tivemos quereconstruir tudo. Agora estamos entregando o que foi plantado. Os programas sociais estão voltandoagora. Estamos com 28 mil médicos no Mais Médicos, antes não tinha Samu, Farmácia Popular,transposição do rio São Francisco, e agora têm. Fomos eleitos para cuidar do povo maisnecessitado desse país. Eu sei o sofrimento que vocês passam quando não têm dinheiro paracomprar o gás. É por isso que nós estamos tentando mostrar que o que falta nesse país não édinheiro, é vontade de governar para os mais pobres”, discursou.

Lula disse que uma das motivações para aumentar a distribuição de gás para mais pessoas foi opreço praticado pelas distribuidoras de GLP na venda do botijão de gás de cozinha. “Viemosanunciar o novo programa Gás do Povo. Um botijão sai da Petrobras a 37 reais e chega em algunslugares a 130, 140 reais. Então, resolvemos aumentar o programa para chegar a mais pessoas”,comentou.

O presidente e o ministro explicaram que o programa disponibilizará 4 instrumentos para fazer adistribuição dos botijões a quem tiver o cadastro até o dia 30 de outubro: o aplicativo decelular “Gás do Povo” da Caixa Econômica Federal; a distribuição de vales do programa emlotéricas; cartão do Bolsa Família; e um cartão emitido pela Caixa. O benefício é válido paraquem está no Cadúnico. Além disso, há um compromisso das distribuidoras de colocar lojas paragarantir o Gás do Povo em todo o país.

O prefeito de Belo Horizonte disse que ele e Lula falam “o populês, a língua do povo, porquevivemos desse povo. Me ajude a cuidar do povo de Belo Horizonte, disse Damião. Ele pediu aopresidente a instalação de um instituto federal no Aglomerado da Serra. “Vai contemplar trazendoaqui para a Serra o instituto federal, porque filho de pobre pode ser forte também. Já temos oprometido do Barreiro, mas gostaria de trazer para cá também”, disse.

Na cerimônia, o ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, chamou o colega de partido, osenador Rodrigo Pacheco, de “futuro governador de Minas” e disse que, “honrando as tradições deMinas, ele fará história como Milton Campos, JK e Tancredo Neves”.

Silveira também disse que “Pacheco é do time de Lula”, assim como se referiu aos demais queestavam no palanque, que, segundo ele, ajudaram Lula a ganhar as eleições em 2022.

Cotado para disputar as eleições para o governo de Minas em 2026, Pacheco teceu críticas aogoverno do presidente Donald Trump e à extrema-direita durante seu discurso em Belo Horizonte. Asdeclarações acontecem em meio à escalada de tensão entre o Brasil e os Estados Unidos, quecaçaram vistos de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e aplicaram a Lei Magnitsky contra orelator da Ação Penal que julga Bolsonaro pela trama golpista, Alexandre de Moraes. “Nós estamosneste momento em uma luta para defender a soberania do nosso país contra o estrangeiro que querinterferir. Pouco importa se estão caçando vistos americanos de autoridades, o que importa étermos nossa cidadania preservada para defender o nosso país”, defendeu o senador.

Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)

Copyright 2025 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo