São Paulo, 24 de setembro de 2025 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu-se nestaquarta-feira, 24 de setembro, com o presidente da Ucrânia, Volodymir Zelensky, a pedido domandatário ucraniano, à margem da Assembleia Geral da ONU, em Nova York.
Ao lamentar o sofrimento humano causado pelos mais de três anos de combate, Lula reiterou suaconvicção de que não haverá saída militar para o conflito. Expressou apoio ao processo dediálogo direto entre as partes iniciado em maio último, em Istambul, bem como às recentesconversas mantidas no Alasca e em Washington. Defendeu maior engajamento da ONU na busca por umasolução negociada, que leve em conta as preocupações de segurança dos dois lados. Ponderou queum entendimento sobre as condições de um cessar-fogo deveria ser o primeiro passo de um processode negociação.
O presidente Zelensky compartilhou impressões sobre desdobramentos recentes no campo de batalhae em seus contatos com outros líderes internacionais. Agradeceu os esforços do presidente Lula deencontrar caminhos para a paz, explorando possibilidades em diálogo com outros países. Ao recordara criação, por Brasil e China, do Grupo de Amigos da Paz, Lula reafirmou sua disposição deseguir contribuindo para a resolução pacífica do conflito.
Com informações do Palácio do Planalto.
Copyright 2025 – Grupo CMA