Presidente diz que vai continuar com postura de negociação com EUA

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA

São Paulo, 12 de setembro de 2025 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou, em entrevistaao Jornal da Band nesta quinta-feira, 11 de setembro, alguns dos principais avanços do Governo doBrasil em áreas como economia, inclusão social, justiça tributária e segurança pública.Durante a conversa com a jornalista Adriana Araújo, Lula reforçou o compromisso com ofortalecimento da democracia e a relação diplomática com os países parceiros.

Entre as medidas para beneficiar a população brasileira, o presidente ressaltou iniciativasrecentes, como a proposta de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, emtramitação no Congresso Nacional, e programas que reduzem o peso do orçamento familiar, como oGás do Povo. É fazer justiça tributária. É um reconhecimento de que as pessoas pobres nãopodem pagar o Imposto de Renda que os ricos não pagam nesse país. Da mesma forma que o Congressovai aprovar o Gás do Povo, que garante que quase 17 milhões de famílias brasileiras recebam ogás gratuitamente, disse Lula.

Lula destacou que a retomada das políticas sociais e da valorização do salário mínimo e daconfiabilidade ajudaram o país a alcançar o menor patamar de desemprego da história, o menor graude desigualdade e auxiliaram o Brasil a ter crescimento do PIB de forma consistente. Se tem umacoisa que eu sei é fazer com que o país cresça, gere emprego, aumente o salário mínimo e façabenefício para as pessoas que mais precisam. Meu lema é o seguinte: muito dinheiro na mão depoucos significa pobreza. Pouco dinheiro na mão de todos significa distribuição de riqueza. E éisso que eu quero, disse o presidente.

Sobre relações diplomáticas, o presidente reforçou que continuará com a postura de negociaçãocuidadosa e diplomática com todos os países e da busca por ampliar os mercados para produtosbrasileiros. Eu quero paz e amor, paz e desenvolvimento, paz e crescimento econômico, paz eharmonia. É por isso que o Brasil é um país que não tem contencioso com nenhum país, afirmou.

ESTADOS UNIDOS Eu tenho o meu vice-presidente Alckmin [Geraldo], que vocês e o Brasil conhecembem. Eu tenho o ministro Fernando Haddad [Fazenda] e o ministro Mauro Vieira [RelaçõesExteriores], que são os meus negociadores, para dizer para os Estados Unidos: o Lulinha Paz e Amorestá à disposição para negociar. Eu não quero briga nem com a Bolívia, nem com o Uruguai, emuito menos com os Estados Unidos e com a China. Nós iremos tomar todos os gestos necessários. Oque for necessário a gente dar aos Estados Unidos, a gente vai dar. Estou me comportando comcuidado e sutileza democrática.

RESPONSABILIDADE FISCAL Eu fui o único presidente da República que durante oito anos, dentro doG20, cumpriu o superávit primário. Responsabilidade fiscal, para mim, é coisa séria. Eu aprendicom a dona Lindu, uma mãe analfabeta, que cuidava do dinheiro dos filhos quando a gente recebia osalário. Eu não preciso de professor para me ensinar que tenho que ter seriedade. Agora, é oseguinte: nós não temos déficit fiscal. Esse país não tem déficit fiscal. O que acontece éque os banqueiros ficam todos nervosos quando a gente anuncia que vai dar um benefício para opobre.

Copyright 2025 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo