Presidente Lula sanciona hoje projeto de lei que estabelece cotas para mulheres em conselhos de estatais

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA

São Paulo, 23 de julho de 2025 – O presidente Luís Inácio Lula da Silva deve sancionar na tardedesta quarta-feira, no Palácio do Planalto. o Projeto de Lei nº 1246, de 2021, que estabelece aobrigatoriedade de reserva mínima de participação de mulheres em conselhos de administração desociedades empresariais.

Em 24 de junho, o Senado aprovou o projeto, que reserva para mulheres 30% das vagas de membrostitulares em conselhos de administração de estatais. A proposta abrange empresas públicas,sociedades de economia mista e suas subsidiárias e controladas. Também são abarcadas outrascompanhias em que a União, os estados, os municípios ou o Distrito Federal detenham a maioria docapital social com direito a voto.

O Poder Executivo fica autorizado a criar incentivos para que as empresas privadas também adotem areserva de postos femininos.

O projeto prevê a adoção gradual da cota ao logo de três anos. Mulheres deverão ocupar, nomínimo, 10% das vagas no primeiro ano, 20% no segundo e, finalmente, 30% no terceiro. O textoestabelece que, dos postos reservados, 30% serão destinados a trabalhadoras autodeclaradas negrasou com deficiência.

A política de cotas deverá ser revisada após 20 anos. O conselho que infringir as regras ficaimpedido de deliberar sobre qualquer matéria.

O projeto é da deputada Tabata Amaral, do PSB de São Paulo.

Com informações da Agência Senado.

Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)

Copyright 2025 – Grupo CMA

Voltar ao topo