Presidente retorna mais cedo à Brasília para reunião com Haddad

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA

São Paulo, 21 de julho de 2025 – O presidente Luís Inácio Lula da Silva disse que terá umaconversa com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, hoje em Brasília, e por isso, não poderiaficar no Chile para o encontro com representantes de movimentos sociais. O presidente serárepresentado neste encontro por Paulo Okamotto, presidente da Fundação Perseu Abramo e diretor doInstituto Lula, segundo informou em seu discurso na reunião de alto nível “Democracia Sempre”, natarde desta segunda-feira, em Santiago.

“Eu preciso chegar mais cedo por que ainda tenho uma conversa com o meu ministro da Fazenda hoje”,disse Lula, antes de discursar no encerramento do encontro na capital chilena.

Em seu discurso, Lula disse que a reunião, idealizada para ser de governos de esquerda, passou ater como foco a defesa pela democracia.

“Em meio aos escombros do neoliberalismo, temos como legado uma massa de deserdados e excluídos,presa fácil de aventureiros que negam a política.”

“A extrema direita organizada internacionalmente oferece um novo consenso de Washington, ou melhor,disenso de Washington: anti-democrático, negacionista e intervencionista.”

“Os inimigos da democracia não recorrem mais à diplomacia dos tanques e das canhoeiras. Elescontrolam algoritmos, semeiam o ódio e espalham o medo. Promovem uma verdadeira guerra cultural.Utilizam o comércio como instrumento de coerção e chantagem. Atacam as instituições, a ciênciae as universidades. Solapam a solidariedade entre as nações. A extrema direita latinoamericana ésubserviente e saudosa às antigas hegemonias”, discursou Lula.

Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)

Copyright 2025 – Grupo CMA

Voltar ao topo