SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou estar surpreso com os ataques do presidente russo, Vladimir Putin, contra a Ucrânia, mesmo depois de terem uma “ótima conversa”. Em entrevista à emissora trumpista Newsmax, o republicano reiterou que, de todo modo, Putin segue “um osso duro de roer”.
“Ele é obviamente um osso duro de roer, então não mudou nesse sentido. Mas estou surpreso. Tivemos várias conversas boas em que poderíamos ter encerrado isso e, de repente, bombas começaram a voar”, disse Trump.
A fala vem pouco depois de o republicano ordenar o envio de dois submarinos nucleares para posições próximas da Rússia, numa inesperada escalada de sua disputa verbal com o ex-mandatário russo Dmitri Medvedev.
Na entrevista ao canal americano, Trump comentou a evolução da guerra. “Bem, um ex-presidente da Rússia que agora está no comando de um dos conselhos mais importantes, Medvedev, disse algumas coisas muito ruins, falando sobre energia nuclear. E quando você menciona a palavra ‘nuclear’, sabe, meus olhos brilham e eu digo: ‘É melhor tomarmos cuidado’, porque é a ameaça máxima”, afirmou.