São Paulo, 11 de julho de 2025 – A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) homologou aRoadcard como a primeira operadora autorizada a implantar o novo modelo do Vale-PedágioObrigatório (VPO), que passa a utilizar leitura automática de placas (OCR) como forma deidentificação do veículo e liberação do pagamento.
Para que o novo modelo comece a funcionar, a fornecedora deverá apresentar à ANTT os contratos comas concessionárias das rodovias e um cronograma de implantação do sistema OCR nas praças depedágio. Somente após essas etapas o modelo passará a operar efetivamente.
Na última terça-feira (8), a agência anunciou a aprovação do novo modelo operacional doVale-Pedágio Obrigatório (VPO), com a utilização da leitura automática das placas dos veículospor meio de tecnologia OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres), eliminando a necessidade do usode TAGs e tornando o processo compatível com o sistema de pedágio eletrônico sem barreiras, oFree Flow. Segundo a ANTT, o objetivo é oferecer mais fluidez, segurança e eficiência para otransporte rodoviário de cargas.
Na prática, os caminhoneiros e as transportadoras ganham tempo e reduzem as paradas nas praças depedágio. Com o novo modelo, o Vale-Pedágio poderá ser antecipado e registrado diretamente naplaca do veículo, de forma digital, sem a necessidade de adesivos ou dispositivos adicionais. Issosignifica mais fluidez nas operações, menos burocracia e maior controle para embarcadores econtratantes do transporte.
“Além da agilidade, o modelo amplia as opções tecnológicas no mercado. A empresa RoadcardInstituição de Pagamento Integrado da Logística S.A. foi autorizada pela ANTT a operar o novoformato, promovendo maior concorrência e inovação no setor. A automatização do processo tambémfacilita a fiscalização e amplia a transparência, já que o pagamento eletrônico e os registrosde passagem ficam integrados e rastreáveis”, comentou a ANTT.
Outra vantagem importante é a integração direta com o Free Flow, o sistema de pedágio sembarreiras já implantado em algumas rodovias brasileiras. Com isso, o Vale-Pedágio seráreconhecido automaticamente nas passagens pelos pórticos de pedágio eletrônico, sem necessidadede interrupção da viagem.
“Com a aprovação da decisão publicada na edição de terça-feira (8) do Diário Oficial daUnião (DOU), a ANTT reafirma seu compromisso com a modernização da logística brasileira,buscando soluções que reduzam barreiras, aumentem a competitividade e garantam mais eficiência aotransporte rodoviário de cargas, um setor essencial para o desenvolvimento econômico do país”,disse a ANTT.
A Roadcard destaca que o novo sistema beneficia especialmente os caminhoneiros autônomos, quepoderão receber o VPO sem a necessidade de TAGs. A solução será utilizada exclusivamente para orecebimento do Vale-Pedágio, e sem custo para o caminhoneiro que optar por essa modalidade.
A aprovação do novo modelo do Vale-Pedágio Obrigatório pela ANTT representa um avançoimportante para os caminhoneiros autônomos, pois garante que haja um meio de pagamento disponívelpara recebimento para aqueles que não têm TAGs em seus caminhões, explica Felipe Dick, CEO daRoadcard.
Isso reforça nosso compromisso com a liberdade de escolha. O caminhoneiro decide como preferereceber seu vale-pedágio. Continuaremos operando com todas as TAGs parceiras e seguimos abertos anovas parcerias, sempre buscando mais conveniência e eficiência para quem transporta o Brasil, dizo CEO.
A empresa explica que a implantação do novo modelo será viabilizada em parceria com aMeuPedágio.com, plataforma que integra concessionárias, operadoras de VPO, entidadesgovernamentais e sistemas fiscais.
Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)
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