São Paulo, 2 de maio de 2025 – O Santander divulgou a carteira recomendada Ibovespa + de maio,mantendo todos os ativos recomendados de abril, mas com recuo do peso da Petrobras e Vale, quepassaram, respectivamente, de 13% para 11%, e de 12% para 11%, e aumento do peso da CCR, Cyrela eItaú, respectivamente, de 8% para 9%, e de 7% para 8% e de 10% para 11%. Os ativos da carteira deabril são: Banco do Brasil, CCR, Cyrela, Itaú Unibanco, JBS, Multiplan, Petrobras, Sabesp, Totvs,Vale e Weg.
A carteira Ibovespa + obteve desempenho positivo no mês de abril, subindo 3,39%, com destaque paraa CCR (+15,79%).
Também foi divulgou a carteira recomendada Dividendos, que também manteve as mesmas ações deabril, mas com recuo do peso da Petrobras, que passou de 13% para 11%, e aumento do peso da B3 eCPFL Energia, respectivamente, de 8% para 9%, e de 9% para 10%. Os ativos da carteira são B3, Bancodo Brasil, Copel, CPFL Energia, Cury, Itaú Unibanco, Petrobras, Porto Seguro, Telefônica Brasil eVale.
A carteira Dividendos obteve desempenho positivo no mês de abril, subindo 2,42%, com destaque paraa CPFL Energia (+12,96%).
O banco também atualizou sua carteira de BDRs (Brazilian Depositary Receipts), que são valoresmobiliários atrelados a ativos no exterior, como ações de empresas estrangeiras ou ETFs (ExchangeTraded Funds). A carteira obteve desempenho negativo no mês de abril, caindo 0,80%. Para o mês demaio, o banco manteve os mesmos ativos indicados em abril. A carteira de abril é composta pelasseguintes ações: Microsoft, JPMorgan Chase, NVIDIA, Visa, Apple, Amazon, Google, General ElectricAerospace, Berkshire Hathaway, Brookfield Corporation, Eaton Corporation, Eli Lilly, BookingHoldings e Chevron.
Segundo o Santander, que a incerteza global aumentou significativamente ao longo das últimassemanas, com um crescimento expressivo do volume de ruídos no mercado e alguns sinais preocupantes.A reconfiguração da ordem geopolítica também é um desafio complexo e o uso de tarifascomerciais como ferramenta ignora a interdependência das cadeias de suprimento forjadas ao longodas últimas décadas. A consequência direta dessas medidas erráticas vêm sendo umadeterioração expressiva no nível de confiança dos consumidores e do ambiente de negócios.
“Continuamos com a visão de que a tese de inteligência artificial generativa e outros temas deinvestimento ainda darão frutos em horizontes de investimento mais dilatados. Ainda que a taxa decrescimento de lucros das companhias esteja sub judice para o ano de 2025, entendemos que estas seencontram em um valuation atrativo em um cenário de normalização”, apontou o Santander.
Por fim, o Santander divulgou sua carteira de Small Caps, que manteve as mesmas 11 ações queintegraram a carteira em abril. Com isso, a carteira Small Caps de maio é composta pelas seguintesações: 3tentos, Brava Energia, C&A Modas, Direcional, GPS, Iguatemi, Inter, Marcopolo, OdontoPrev,Serena e Smart Fit.
A carteira Small Caps obteve desempenho positivo no mês de abril, subindo 11,36%, com destaque paraa Serena (+25,23%).
Emerson Lopes – emerson.lopes@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA