São Paulo, 11 de julho de 2025 – A Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado promove nestaterça-feira (15), a partir das 10h, debate sobre a estratégia a ser adotada pelo país após oanúncio de que os Estados Unidos irão cobrar tarifa de 50% sobre os produtos importados do Brasil.As informações são da Agência Senado.
O debate foi solicitado pelo presidente da CRE,senador Nelsinho Trad (PSD-MS), por meio dorequerimento REQ 17/2025 – CRE.
Nesse requerimento, Nelsinho explica que “as tarifas impostas pelo governo Trump têm gerado efeitosadversos para o Brasil, afetando diretamente a competitividade das exportações, especialmente emsetores que são pilares da nossa economia. Além disso, as políticas comerciais adotadas impactamas relações bilaterais, exigindo uma abordagem estratégica por parte do Brasil para mitigar essesefeitos”.
O senador ressaltou que os impactos negativos das medidas adotadas por Donald Trump afetam,”particularmente, setores importantes como o agronegócio e a indústria nacionais.
Foram convidados para a audiência representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria,Comércio e Serviços; do Ministério das Relações Exteriores; do Ministério da Agricultura ePecuária; da Confederação Nacional da Indústria (CNI); e da Confederação Nacional daAgricultura e Pecuária do Brasil (CNA).