[AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DC NEWS]
Nova pesquisa realizada pela Serasa em parceria com o Instituto Opinion Box revela que 76% dos consumidores esperam ter gastos de até R$ 1 mil com ceia, presentes e eventos para as festividades de final do ano. Tendo em vista que a cesta natalina aumentou 7% no acumulado dos últimos 12 meses, as despesas estão principalmente concentradas em alimentação e bebidas (44%), presentes para familiares e amigos (41%) e roupas ou acessórios para eventos (26%). O documento também cita gastos com amigo secreto (16%), organização de eventos em casa (14%), viagens ou deslocamentos (13%) e itens de decoraçã0 (8%).
O estudo da Serasa aponta ainda que o planejamento financeiro ganha cada vez mais espaço: 60% dos entrevistados afirmam se organizar especificamente para os gastos de fim de ano e 46% começam a se planejar antes de novembro. Segundo a especialista em educação financeira da instituição, Aline Vieira, o período exige maior organização por parte dos brasileiros. “Pois permite celebrar sem comprometer o orçamento dos meses seguintes, que vem carregado com pagamentos recorrentes e sazonais”, disse ao citar gastos como IPTU e IPVA.
A informação detém ainda mais relevância ao considerar que cerca de 53% dos 1.028 entrevistados pretendem participar de algum tipo de confraternização. A atenção com as comemorações é tamanha que 73% afirmaram receios relacionados aos gastos sazonais e 68% já deixaram de participar de encontros anteriores devido às dívidas. Para essas participações, os entrevistados pretendem utilizar principalmente o salário do mês (23%), parte ou todo o décimo terceiro (18%), ou recorrer a empréstimos (15%).
Além disso, 54% dos consumidores pretendem gastar menos do que em 2024 com confraternizações. Entre os motivos mais citados estão o desejo de destinar mais recursos para o pagamento de dívidas (39%) e o fato de já estarem com débitos acumulados (22%). Conforme a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) feita em novembro, 79,2% da população está endividada.
O levantamento também mostra que esses eventos seguem exercendo forte apelo emocional: seis em cada dez brasileiros consideram muito importantes celebrações como Natal, Réveillon e confraternizações, embora 42% afirmam que essas festas afetam diretamente o orçamento doméstico.