São Paulo, 2 de setembro de 2025 – A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica promoveunesta terça-feira (2), em São Paulo, o 1º Fórum CCEE Análise Setorial, reunindo autoridades,lideranças de empresas e entidades em um amplo debate sobre os impactos regulatórios de MedidasProvisórias recentes, os desafios da modernização das operações e a expansão do mercado livrede energia. Ao incluir o encontro em sua agenda de eventos proprietários, a organização reafirmaseu papel estratégico de liderança e articulação do diálogo, contribuindo de forma ativa para aconstrução e evolução do setor elétrico do futuro.
Um evento pensado para levantar diretrizes para avançarmos em prol do fortalecimento do nossopaís, de um mercado de energia cada vez mais justo, inclusivo e sustentável, com o consumidor comoprotagonista, o elemento principal, motivador central de nossos esforços e que busca transparênciae o incontestável direito à liberdade de escolha, destacou na abertura Alexandre Ramos, presidentedo Conselho de Administração da CCEE na abertura das discussões.
A programação do Fórum foi estruturada em seis painéis e duas palestras magna, que abordaramtemas centrais. As discussões contemplaram pontos em análise nas atuais Medidas Provisórias nº1.300/2025, 1.304/2025 e 1.307/2025, como o armazenamento de energia, o atendimento à demanda dedatacenters, a abertura integral do mercado livre, leilões de energia e reserva, segurança demercado, curtailment e geração distribuída, além das perspectivas políticas relacionadas aesses assuntos. Na ocasião, a Câmara ressaltou seus avanços recentes que vêm moldando um mercadode energia mais dinâmico, competitivo e sustentável. Entre as iniciativas, destacam-se a fase detestes do Monitoramento Prudencial, que reforça a segurança do ambiente de comercialização; asimplificação dos processos de migração para o mercado livre, trazendo mais agilidade aoregistro de novos consumidores; além dos investimentos em tecnologia e inovação, que já garantemuma experiência mais eficiente e positiva aos mais de 80 mil consumidores que participam dessesegmento.
O 1º Fórum CCEE Análise Setorial teve a produção e realização da Dominium Group e contou coma presença dos Deputados Federais Fernando Coelho Filho e Arnaldo Jardim, dos Diretores da ANEELAgnes da Costa e Fernando Mosna, do Diretor de Operação do ONS Christiano Vieira, do Presidente daEPE, Thiago Prado, e do professor José Carlos Aleluia.
Também reuniu os presidentes das principais associações setoriais, como FASE, ABRAGEL, APINE,ABRACEEL, ABRADEE, ABRAGE, ABRAPCH, ABEEólica, ABSOLAR e ABGD. Além dos representantes dasempresas Neoenergia, Energy Dome, Scala Data Centers, Engie, Envol Energy Consulting, EleraRenováveis, NEAL, PSR, Thymos Energia e Grupo Bolt e Volt.A condução dos debates ficou a cargo dos conselheiros da CCEE Eduardo Rossi, Gerusa Côrtes eRicardo Simabuku, do Secretário Nacional de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia,João Daniel Cascalho, além do CEO da Dominium, Marcelo Moraes, e do Diretor de Gestão Corporativada EPE, Carlos Cabral.
As informações partem da CCEE.
Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA