Sidney Oliveira, dono da Ultrafarma, passa por audiência de custódia e volta à prisão

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SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O empresário Sidney Oliveira, dono da Ultrafarma, passou por audiência de custódia por volta das 11h desta quarta-feira (13) em São Paulo. Após o procedimento, ele retornou ao 8º Distrito Policial, localizado no bairro do Belenzinho, na zona leste da capital paulista, onde permanece preso.

A audiência de custódia é uma etapa prevista em lei para que o juiz avalie a legalidade da prisão em até 24 horas após a detenção, garantindo que o acusado tenha direito à defesa e à análise da necessidade de manutenção da prisão temporária.

Até o momento, não houve decisão judicial que altere a situação de Sidney Oliveira.

Procurada pela reportagem desde terça-feira (12), a defesa do empresário ainda não se manifestou.

Oliveira foi preso na manhã de terça em operação do Ministério Público de São Paulo (MP-SP) contra um esquema de corrupção fiscal envolvendo auditores da Sefaz -SP (Secretaria da Fazenda do Estado).

Segundo o MP-SP, o suposto esquema de corrupção investigado na Operação Ícaro teria movimentado mais de R$ 1 bilhão em propinas para liberar créditos de ICMS de varejistas. A ação levou à prisão o presidente da Ultrafarma, o diretor estatutário da Fast Shop Mário Otávio Gomes e dois auditores fiscais da Fazenda paulista.

A Fast Shop informa que ainda não teve acesso ao conteúdo da investigação e está colaborando com o fornecimento de informações às autoridades competentes.

De acordo com o promotor de Justiça João Ricupero, o auditor Artur Gomes da Silva Neto era o “cérebro” da operação, e atuava como um coringa, que facilitava o processo de ressarcimento de créditos em todas as suas etapas e recebia propinas de empresários envolvidos, que variavam conforme o valor dos créditos que ele mesmo estabelecia.

Sidney de Oliveira, de 71 anos, é conhecido por seu estilo de marketing pessoal, sendo o rosto de sua própria empresa.

A Ultrafarma, fundada em 2000, é uma das líderes do ecommerce farmacêutico no Brasil, com foco na venda de medicamentos genéricos a preços populares. A empresa também é dona das Óticas Ultrafarma, da rede de franquias Ultrafarma Popular e da farmácia de manipulação Ultrafórmulas.

Nos últimos anos, a Ultrafarma e seu fundador ganharam influência nos canais de televisão graças ao patrocínio a programas e ao volume de anúncios. Em 2024, a Ultrafarma só ficou atrás de Verisure, Sky e Dolly no ranking de anunciantes nos intervalos comerciais de Globo, Record, SBT, Band e RedeTV! na Grande São Paulo, o principal mercado de televisão do país.

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