São Paulo, 4 de setembro de 2025 – A audiência no Senado para confirmar Stephen Miran comodiretor do Federal do Reserve (Fed, o banco central americano) acontece nesta tarde, com Wall Streetmonitorando de perto o indicado do presidente norte-americano Donald Trump.
Miran disse ao Comitê Bancário do Senado que, se for confirmado, atuaria de forma independente,como o Federal Reserve sempre faz. Em sua declaração de abertura, o presidente do comitê, TimScott, não mencionou a tentativa de Trump de remover Lisa Cook do conselho do Fed.
O indicado de Trump também disse que advogados o aconselharam de que ele poderia tirar uma licençanão remunerada de seu cargo atual como presidente do Conselho de Assessores Econômicos, de modoque pudesse retornar à mesma posição sem precisar de uma nova confirmação do Senado no próximoano.
Miran foi indicado para um mandato no Federal Reserve que vai até 31 de janeiro de 2026, após arenúncia inesperada de Adriana Kugler no mês passado.
Democratas na audiência afirmaram que tal arranjo colocaria em dúvida se Miran poderia realmenteexercer o julgamento independente que prometeu oferecer. Um senador republicano, Mike Rounds, deDakota do Sul, disse mais tarde a repórteres que ficou surpreso com a proposta. No entanto, nenhumparlamentar republicano sinalizou que isso os levaria a se opor à confirmação de Miran.
Os senadores republicanos precisam equilibrar o apoio à independência do banco central com arelutância em confrontar Trump. O Departamento de Justiça abriu uma investigação criminal contraCook, após as acusações de Trump sobre fraude hipotecária. Funcionários da Casa Brancagostariam que Miran fosse confirmado antes da reunião de política monetária do Fed, marcada paraos dias 16 e 17 de setembro.
O payroll de agosto, que serão divulgados na sexta-feira, ajudarão a determinar o próximomovimento de juros do Fed. Nesta quinta-feira, o relatório de emprego privado da ADP indicou que aeconomia adicionou 54 mil vagas no mês passado, menos do que o esperado. Já os pedidos semanais deseguro-desemprego vieram um pouco acima das previsões, em 237 mil registros. Na quarta-feira, asaberturas de vagas de emprego caíram inesperadamente em julho.
No front comercial, o governo Trump pediu à Suprema Corte, na noite de quarta-feira, que analiserapidamente seu recurso contra a decisão que rejeitou as tarifas recíprocas do presidente.
Com informações da agência de notícias Dow Jones.
Darlan de Azevedo – darlan.azevedo@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA