São Paulo, 19 de agosto de 2025 – A Nvidia está desenvolvendo um novo chip de inteligênciaartificial para o mercado chinês, baseado na mais recente arquitetura Blackwell, segundo fontesouvidas pela agência Reuters. O modelo, provisoriamente chamado B30A, será mais potente que o H20,atualmente o chip mais avançado que a empresa pode vender na China por conta das restriçõesnorte-americanas.
O anúncio surge em meio a sinais contraditórios de Washington. Embora o presidente DonaldTrump tenha indicado na semana passada que poderia permitir a venda de versões mais avançadas doschips da Nvidia para a China, analistas apontam que a aprovação regulatória é altamente incerta,dada a resistência do Congresso e dos órgãos de segurança dos EUA.
As especificações do B30A ainda não estão finalizadas, mas o chip deve contar com design desingle-die (ou matriz única, quando todas as partes principais de um circuito integrado são feitasem uma peça contínua de silício em vez de divididas em várias matrizes”, memória de altalargura de banda e a tecnologia NVLink, que permite transmissão rápida de dados entreprocessadores. A Nvidia espera enviar as primeiras amostras a clientes chineses já no próximomês. Em comunicado, a empresa afirmou que trabalha em diversos produtos sempre com “aprovação dasautoridades competentes”.
O acesso da China a chips de ponta é um dos principais pontos de tensão nas relaçõescomerciais entre Washington e Pequim. O H20, adaptado especialmente para o mercado chinês apósrestrições impostas em 2023, chegou a ser suspenso em abril de 2025, mas voltou a terautorização para vendas em julho. Ainda assim, parlamentares norte-americanos de ambos os partidosmanifestam receio de que mesmo versões reduzidas de chips avancem as capacidades de IA da China.
Ao mesmo tempo, a Nvidia tenta conter perdas de mercado diante da ascensão da Huawei, que temavançado no desenvolvimento de processadores. Enquanto isso, a empresa também prepara outro chipespecífico para a China, o RTX6000D, voltado a tarefas de inferência em IA e com desempenho abaixodos limites estabelecidos pelas autoridades dos EUA. A expectativa é que os primeiros lotes dessemodelo cheguem a clientes chineses em setembro.
Vanessa Zampronho / Safras News
Copyright 2025 – Grupo CMA