Porto Alegre, 25 de agosto de 2025 – O Porto do Rio de Janeiro teve o melhor resultado daRegião Sudeste e foi destaque no primeiro semestre de 2025. De acordo com o balanço semestral daAgência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o terminal carioca movimentou 8,4 milhões detoneladas no período, um aumento de 24,9% sobre o ano passado.
O crescimento foi puxado por cargas como trigo, que avançou 61,9%, além de ferro e aço(+50,4%), outras cargas (+40%) e contêineres (+13%). Os números refletem a diversificação damatriz de cargas e a importância do terminal especializado no recebimento e distribuição de trigoa granel.
Em São Paulo, o Porto de Santos registrou leve retração de 1,1% no semestre, mas bateurecorde de movimentação em julho, reforçando sua posição como maior complexo portuário daAmérica Latina. O Porto de São Sebastião teve queda de 9,9%, e o de Vitória (ES), recuo de17,8%.
O crescimento da movimentação mostra o protagonismo dos portos públicos e o compromisso doGoverno Federal com o fortalecimento da infraestrutura portuária, atraindo investimentos egarantindo mais eficiência logística para atender ao setor produtivo e gerar oportunidades para osbrasileiros, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
Mesmo com variações distintas entre os portos do Sudeste, o semestre evidencia a força daregião na logística nacional. O desempenho expressivo do Rio de Janeiro, aliado à solidez deSantos e ao papel de Vitória e São Sebastião, confirma o protagonismo do eixo sudestino namovimentação de cargas e no abastecimento do país.
As informações são do Ministério de Portos e Aeroportos.
Revisão: Ritiele Rodrigues – ritiele.rodrigues@safras.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA