São Paulo, 13 de março de 2025 – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou imporuma tarifa de 200% sobre vinhos e outros produtos alcoólicos provenientes da União Europeia (UE)se o bloco não retirar sua tarifa sobre o whisky americano. A declaração foi feita em umapostagem nas redes sociais hoje mais cedo. Trump criticou a UE, chamando-a de uma das entidades maishostis em termos de taxação e tarifas, e afirmou que a medida seria benéfica para a indústria devinhos e champanhes nos EUA. A UE, por sua vez, anunciou que imporia tarifas retaliatórias sobreprodutos americanos a partir de abril, em resposta às tarifas dos EUA sobre aço e alumínio, masdestacou que permanece aberta a negociações.
“A União Europeia, uma das autoridades fiscais e tarifárias mais hostis e abusivas do mundo,que foi formada com o único propósito de tirar vantagem dos Estados Unidos, acaba de impor umatarifa desagradável de 50% sobre o whisky. Se essa tarifa não for removida imediatamente, os EUAem breve aplicarão uma tarifa de 200% sobre todos os VINHOS, CHAMPANHES e PRODUTOS ALCOÓLICOSvindos da França e de outros países representados pela UE. Isso será ótimo para os negócios devinho e champanhe nos EUA”, disse Trump em uma publicação na sua rede social Truth Social.
A Comissão Europeia afirmou que suspenderá as tarifas sobre produtos americanos a partir de 1de abril, com as tarifas totais entrando em vigor até 13 de abril. Enquanto isso, os mercadosreagiram negativamente à escalada das tensões comerciais, com futuros de ações dos EUA caindo eações de fabricantes europeias de bebidas alcoólicas também registrando quedas. A UE reiterouque tarifas mais altas não beneficiam ninguém e que está disposta a dialogar para resolver oimpasse.
Com informações da Reuters.
Vanessa Zampronho / Safras News
Copyright 2025 – Grupo CMA