São Paulo, 30 de setembro de 2025 – O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que a Pfizerinvestirá US$ 70 bilhões nos Estados Unidos e cobrará preços menores por medicamentosfarmacêuticos. Ele disse que a Pfizer cobrará do programa Medicaid preços alinhados ao que chamoude “Nação Mais Favorecida”, ou seja, os mesmos preços mais baixos cobrados em outros paísesdesenvolvidos. Trump afirmou que todos os novos medicamentos lançados pela Pfizer serão vendidoscom essa estrutura de preços.
Além disso, o presidente afirmou que a Pfizer investirá US$ 70 bilhões em instalações defabricação domésticas, embora o cronograma e como isso se compara aos compromissos anterioresnão estejam claros.
Este acordo faz parte dos esforços da administração Trump para reduzir os custos demedicamentos no país, garantindo preços mais justos e estimulando investimentos na indústriafarmacêutica nacional.
Além disso, Trump prevê que mais empresas farmacêuticas farão acordos com a Casa Branca, eque outros fabricantes de medicamentos seguirão o exemplo. E se não o fizerem, o presidenteameaçou impor tarifas a essas empresas. “Ninguém quer entrar nesse jogo. Então, todos vão secomportar”, disse Trump em resposta a uma pergunta de um repórter. Ele afirmou que a Pfizer está”no topo”, enquanto a Eli Lilly, sediada em Indianápolis, “também tem sido fantástica”. Outrasempresas virão à Casa Branca na próxima semana e “estamos fazendo acordos com todas elas”.
Vanessa Zampronho / Safras News
Copyright 2025 – Grupo CMA