Trump considera anunciar rapidamente substituto de Lisa Cook no Conselho do BC dos EUA

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA
Compartilhe: Ícone Facebook Ícone X Ícone Linkedin Ícone Whatsapp Ícone Telegram

São Paulo, 26 de agosto de 2025 – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse aassessores que deseja anunciar rapidamente um indicado para substituir Lisa Cook no Conselho deGovernadores do Federal Reserve, segundo pessoas a par do assunto. As informações são da agênciade notícias Dow Jones.

Temos algumas pessoas muito boas para essa posição, declarou Trump a repórteres na Casa Branca nofinal da tarde de hoje.

Entre os potenciais nomes considerados pelo presidente, segundo algumas dessas fontes: oex-presidente do Banco Mundial David Malpass, aliado próximo de Trump e crítico do Federal Reservepor não ter reduzido os juros. Malpass poderia ser indicado para preencher a outra vaga em abertono conselho do Fed caso Stephen Miran seja nomeado para substituir Cook.

As conversas de bastidores sobre quem deve ocupar o lugar de Cook indicam que Trump está avançandorapidamente em seus planos de remodelar o Fed, apesar das objeções de economistas, juristas edemocratas. Na noite de segunda-feira, Trump anunciou que buscava remover Cook do conselho, alegandoque ela teria apresentado informações fraudulentas em pedidos de hipoteca. Cook, nomeada ao Fedpelo então presidente Joe Biden, afirmou na mesma noite que Trump não tem autoridade paradestituí-la. Ela disse que não vai renunciar e ameaçou entrar com ação judicial.

Na terça-feira, Trump disse estar preparado para uma batalha legal e que respeitaria qualquerdecisão dos tribunais. Precisamos de pessoas 100% corretas, e não parece que ela fosse, declarou opresidente, referindo-se a Cook.

Trump afirmou que pode nomear Stephen Miran, assessor econômico próximo, para substituir Cook. Noinício do mês, o presidente havia indicado Miran para ocupar uma vaga diferente no conselho doFed, cujo mandato expira em janeiro. Já o mandato de Cook termina em 2038. Podemos transferi-lopara o outro assento é um mandato mais longo, disse Trump.

O Fed afirmou em comunicado, na terça-feira, que cumprirá qualquer decisão judicial relacionada aCook e reafirmou sua independência.

Trump, ao tentar destituir Cook, citou alegações feitas por Bill Pulte, diretor da AgênciaFederal de Financiamento Habitacional, de que Cook teria buscado hipotecas em 2021 para doisimóveis um em Michigan e outro em Atlanta declarando ambos como residência principal emdocumentos apresentados com apenas 14 dias de diferença.

A iniciativa de Trump reflete uma ofensiva ampla do presidente e de seus aliados para exercer maiorcontrole sobre o banco central independente. Desde que voltou ao cargo em janeiro, Trump temcriticado repetidamente o presidente do Fed, Jerome Powell, por sua relutância em reduzir os juros,pedindo sua renúncia e ameaçando tentar demiti-lo. Ele também acusou Powell de má gestão em umareforma cara na sede do Fed em Washington, D.C.

Se Trump tiver sucesso em substituir Cook por um de seus aliados, a maioria do conselho do Fedpassaria a ser composta por indicados do próprio presidente. Ele nomeou Miran para ocupar a vagadeixada pela renúncia da indicada por Biden, Adriana Kugler. Miran aguarda confirmação do Senado.Outros dois governadores atuais do Fed, Michelle Bowman e Christopher Waller, foram indicados porTrump durante seu primeiro mandato.

Teremos maioria muito em breve, disse Trump na terça-feira.

Malpass, em um artigo de opinião publicado no Wall Street Journal no início deste mês, afirmouque Trump estava certo em criticar Powell por não cortar os juros. Um corte maior que o esperadonas taxas e mudanças estruturais no Fed seriam grandes inovações pró-crescimento na políticaeconômica dos EUA, escreveu.

A lei que criou o Fed estabelece que seus governadores só podem ser destituídos por justa causa. Aproteção no cargo para agências federais independentes foi enfraquecida por decisões recentes daSuprema Corte, mas nunca foi testada no contexto do Fed. Contudo, em maio, a Suprema Corte sugeriuque funcionários do Fed têm mais proteções do que os de outras agências.

Trump decidiu tentar afastar Cook após consultar um pequeno grupo de assessores, incluindo achefe de gabinete da Casa Branca, Susie Wiles, e o secretário do Tesouro, Scott Bessent, segundopessoas próximas ao processo.

Darlan de Azevedo – darlan.azevedo@cma.com.br (Safras News)

Copyright 2025 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo