São Paulo, 3 de setembro de 2025 – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou quepretende realizar novas conversas sobre a guerra na Ucrânia nos próximos dias, após a cúpula noAlasca com o presidente russo Vladimir Putin, que não trouxe avanços concretos. A insatisfaçãode Trump cresce diante do impasse para acabar com o conflito, iniciado pela invasão russa emfevereiro de 2022; ao assumir a presidência em janeiro, ele havia previsto uma resolução rápidapara a disputa.
Segundo autoridades da Casa Branca, Trump deve ter uma ligação telefônica na quinta-feira como presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, além de participar de uma chamada coletiva com lídereseuropeus, como o francês Emmanuel Macron. Esses contatos fazem parte de uma iniciativa coordenadapela França, reunindo cerca de 30 países em reunião virtual para tratar do apoio à segurança daUcrânia quando um acordo de paz com a Rússia for possível. Espera-se também uma condenaçãoconjunta à falta de disposição de Moscou para negociar.
Apesar do otimismo demonstrado por Trump e Putin durante o encontro anterior, o líder russomostra pouco interesse em encerrar o conflito. Questionado, Trump afirmou não ter mensagemespecífica para Putin, destacando que o presidente russo sabe sua posição e tomará decisõesconforme achar melhor. Trump sugeriu que, caso fique insatisfeito, “coisas acontecerão”, semdetalhar a natureza dessas ações. Em ocasiões anteriores, mencionou a possibilidade de novassanções contra a Rússia.
Vanessa Zampronho / Safras News
Copyright 2025 – Grupo CMA