São Paulo, 19 de setembro de 2025 – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deveconversar nesta sexta-feira com o líder chinês Xi Jinping em um esforço para concluir um acordoque permita ao aplicativo de mídia social TikTok continuar operando no país. A ligação tambémpode indicar se os dois líderes pretendem se encontrar pessoalmente para avançar nas negociaçõescomerciais e trazer maior clareza sobre o futuro das relações entre as duas maiores potênciasglobais.
Esse será o segundo contato telefônico entre os líderes desde que Trump retornou à CasaBranca e retomou tarifas elevadas contra a China, medidas que desencadearam uma série derestrições comerciais em resposta, aumentando as tensões bilaterais. Apesar disso, Trump temsinalizado disposição para negociar, principalmente no que envolve o destino do TikTok, queenfrenta a possibilidade de banimento caso sua controladora chinesa não venda a participaçãomajoritária.
Trump ressaltou que conversará com Xi tanto sobre o futuro do TikTok quanto sobre comércio,afirmando que os dois países estão muito próximos de chegar a acordos nessas questões. Em junho,os líderes já haviam dialogado para reduzir tensões geradas pelas restrições chinesas àexportação de terras raras – insumos estratégicos para a produção de smartphones, computadorese sistemas de defesa militar.
Apesar de reforçar que mantém uma ‘relação muito boa’ com a China, Trump também relacionouo cenário global às negociações comerciais. Ele disse acreditar que a guerra da Rússia contra aUcrânia poderia terminar caso países europeus impusessem tarifas mais altas contra Pequim, aindaque não tenha confirmado se pretende ampliar tarifas sobre a China em razão de sua compra depetróleo russo, como já fez em relação à India.
Vanessa Zampronho / Safras News
Copyright 2025 – Grupo CMA