São Paulo, 31 de julho de 2025 – A União Europeia espera que vinhos e bebidas destiladasexportados para os Estados Unidos sejam atingidos por uma tarifa de 15% a partir desta sexta-feira,afirmou um porta-voz do bloco, enquanto se aproxima o prazo para a entrada em vigor das tarifasamericanas sobre produtos europeus. As informações são da agência de notícias “Dow Jones”.
Os EUA e a UE estão ajustando os detalhes finais de um acordo comercial anunciado no domingopela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e pelo presidente Donald Trump. Comoparte do acordo, uma tarifa de 15% será aplicada à maioria dos produtos do bloco europeu, comalgumas isenções para setores considerados estratégicos.
“Não esperamos que vinhos e bebidas destiladas estejam incluídos no grupo de isenções queserá anunciado amanhã pelos EUA e, portanto, esse setor, assim como todos os demais setoreseconômicos, será abrangido pelo teto tarifário de 15%”, disse Olof Gill, porta-voz da ComissãoEuropeia, nesta quinta-feira.
Líderes franceses esperavam que vinhos e destilados fossem incluídos na lista de produtosisentos.
“A Comissão continua determinada a garantir o maior número possível de isenções, inclusivepara produtos tradicionais da UE, como vinhos e bebidas destiladas”, reforçou Gill.
A notícia representa um golpe para os produtores americanos de bebidas alcoólicas, afirmouChris Swonger, presidente e CEO do Distilled Spirits Council. Ele acrescentou que é fundamentalpara destilarias, agricultores e trabalhadores do setor de hospitalidade que os EUA garantam umapolítica de tarifa zero com a UE nesse segmento.
Swonger disse que a ausência de um acordo sobre bebidas destiladas é decepcionante em ummomento desafiador para a indústria de hospitalidade.
“Instamos o presidente Trump e os negociadores a resolverem essa questão com urgência”,declarou.
Larissa Bernardes- larissa.bernardes@cma.com.br (Safras news)
Copyright 2025 – Grupo CMA