Venda direta e foco no agro são direcionadores para atuar em distribuição-diretor

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São Paulo, 8 de agosto de 2025 – Em resposta aos questionamentos de jornalistas sobre os resultadosda companhia, nesta sexta-feira, o diretor de Logística, Comercialização e Mercados, ClaudioSchlosser, disse que a aprovação do conselho de administração, informada em fato relevantedivulgado ontem (7), de incluir o posicionamento da Petrobras em distribuição nos segmentos derefino, Transporte e Comercialização (RTC) e Gás e Energias (G&E) e Baixo Carbono, se traduz nabusca por levar os produtos aos clientes, como já tem feito com grandes clientes, como a Vale, porexemplo, e que a empresa está de olho no atendimento ao agronegócio.

“O avanço da venda direta é um direcionador bastante claro. No caso do GLP, o avanço da vendadireta é uma maneira. O comunicado de hoje é para direcionar uma oportunidade atuação. O mercadode GLP tem uma boa margem e estamos avaliando formas de chegar ao consumidor final. Tudo seguirá osprincípios de governança e de atratividade”, disse.

Em relação ao agro, Schlosser disse que o atendimento deve estar alinhado à definição daAgência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para atuação da Petrobras nadistribuição e que traz muitas sinergias. “A definição da ANP permite que a gente atue [nadistribuição] junto aos grandes consumidores, o agro entra nessa área. O número de clientes quetemos vislumbrado é bastante diverso e a companhia avalia como oferecer melhores custos. A vendapara o agro também inclui as matérias-primas, para os nossos produtos, como óleo coprocessado. Éum modelo de negócio que agrega valor, com sinergias entre os negócios da Petrobras e do agro, coma compra de matérias-primas, por exemplo”, explicou.Em relação ao assunto, a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, disse que a sinalizaçãoreflete o interesse da companhia em atuar na área. “Por que se limitar?”, indagou.

A diretora de Engenharia, Tecnologia e Produção, Renata Baruzzi, disse que o projeto que voltou àprancheta, informado aos analistas na teleconferência, hoje de manhã, foi a revitalização deMarlim Sul, que tinha 45 poços, e o cancelamento da licitação da P-76, e que a busca “é portornar o projeto mais rentável”.

A nova diretora de Transição Energética, Angélica Laureano, disse que a Petrobras pode venderenergia dos projetos de geração por meio da área de comercialização de energia da companhia eque o gás permanece na área “por ser um elo de ligação”.

O diretor de processos industriais, William França, a Petrobras avalia a refinaria da Mataripe”como mais um negócio” e que a meta da Petrobras é de 94% de Fator de Utilização das Refinarias(FUT). Em setembro do ano passado, por exemplo, a Petrobras atingiu o valor de FUT de 96,8%,representando o melhor resultado mensal de 2024, informou a companhia na ocasião.

“A Petrobras está com uma boa disponibilidade de estoques e não considera fazer importações nomomento”, disse o diretor de Logística da companhia na coletiva de imprensa realizada na tardedesta sexta-feira.

Em relação ao um possível aumento na meta de produção da Petrobras, a diretora de Exploraçãoe Produção (E&P), Sylvia dos Anjos, disse que a meta para o fim de 2025 está mantida e que acompanhia já vem elevando a produção, mas reiterou que paradas programadas devem reduzir o ritmoda produção, como já havia comentado na teleconferência com analistas, na manhã de hoje.

Em relação a contratações, a presidente da Petrobras disse que a “diariamente, entram e saempessoas da Petrobras”, considerando os investimentos da companhia em novos projetos e renovação dequadros. “Eu não pretendo estar na companhia em 2050, então precisamos estar atentos e fazer ascontratações necessárias”, comentou.

Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)

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