São Paulo, 30 de setembro de 2025 – A VLI, companhia de soluções logísticas que opera ferrovias,portos e terminais, e a Tereos, uma das empresas líderes na produção de açúcar, etanol eenergia do país, realizaram a primeira operação ferroviária de transporte de açúcar comcompensação de carbono do país. A movimentação da carga ocorreu no mês de setembro, entre oTerminal Integrador Guará (SP) e o Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio mesquita (Tiplam),na Baixada Santista.
Com esta operação, a parceria entre a VLI e a Tereos inaugura um novo capítulo, aumentando osganhos ambientais do transporte de açúcar sobre trilhos, que já possui por natureza um carátersustentável, uma vez que o modal ferroviário emite um sexto do carbono por tonelada transportadase comparado ao modal rodoviário. A VLI acredita na cocriação de soluções com clientes paraalavancar resultados operacionais, bem como a geração de legado à sociedade e ao planeta, afirmaDanny Marchesi, gerente-geral de Sustentabilidade e Comunicação da VLI.
Na Tereos, somos comprometidos com a sustentabilidade e com a descarbonização em todos os elos denossa cadeia. Essa operação é um importante marco para o setor sucroenergético e reforça nossocompromisso com soluções logísticas inovadoras e sustentáveis, que aliam eficiência operacionalà responsabilidade ambiental. Seguiremos investindo em iniciativas que contribuam com aconstrução de um futuro mais verde, comenta Gustavo Segantini, diretor comercial da Tereos.
Agora as empresas irão avaliar os resultados da ação inovadora e pioneira para definir eventuaispróximos passos.
O projeto SemC
A VLI ingressou no mercado de créditos de carbono em 2023, por meio do SemC (Sem Carbono),iniciativa desenvolvida nos programas de intraempreendedorismo da companhia. A premissa é simples:como regra geral, empresas que procuram compensar as emissões podem fazê-lo diretamente adquirindocréditos de carbono com tradings. No caso de operações ferroviárias, as informações sobreemissões de carbono se encontram em documentos das concessionárias para cada transporte de cargarealizado.
A VLI é, portanto, um elo necessário desta cadeia. Iniciamos as operações de compensação decarbono com o transporte de combustíveis e agora conseguimos escalar para outro segmento de grandeimportância para a VLI, por meio da operação piloto com a Tereos, afirma João Carlos Apolôniode Souza, gerente Comercial de Açúcar da VLI e um dos idealizadores do SemC.
VLI e Tereos
Com foco no aumento da eficiência do transporte de açúcar sobre trilhos, em novembro de 2020, VLIe Tereos inauguraram dois armazéns de açúcar construídos no Tiplam e no Terminal Integrador deGuará, com investimentos conjuntos de R$ 205 milhões e capacidade de 240 mil toneladas. Otransporte do açúcar da Tereos acontece no Corredor Sudeste da VLI, que liga o Centro-Oestebrasileiro ao Porto de Santos por meio da Ferrovia Centro-Atlântica.
Neste ano, as empresas conseguiram um novo recorde operacional, com o embarque recorde, realizado noTiplam, de 70 mil toneladas de açúcar VHP em um único navio, com destino à China.
Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)
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