Votaria por manter juros nos níveis atuais na reunião de setembro, diz Hammack

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA
Compartilhe: Ícone Facebook Ícone X Ícone Linkedin Ícone Whatsapp Ícone Telegram

São Paulo, 21 de agosto de 2025 – A presidente do Fed Cleveland, Beth Hammack, disse hoje maiscedo que, com os dados econômicos atuais dos Estados Unidos, votaria por manter os juros nosníveis atuais na próxima reunião de setembro do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC). Segundoela, ainda não há sinais claros que justifiquem uma redução imediata da taxa básica.

Embora seja integrante suplente do comitê, Hammack destacou que o cenário de inflação aindaacima da meta e um mercado de trabalho relativamente sólido exigem uma postura de cautela napolítica monetária. Para a dirigente, decisões precipitadas podem comprometer o esforço detrazer a inflação de volta ao patamar de 2% de forma sustentável.

A presidente do Fed Cleveland também chamou atenção para os efeitos iniciais das tarifascomerciais impostas recentemente, avaliando que elas já começam a aparecer em alguns indicadoreseconômicos. Esse fator, segundo ela, deve ser monitorado de perto, pois pode afetar os preços e aconfiança dos investidores nos próximos meses.

Para Hammack, a maior preocupação é de que a inflação esteja muito alta e indo para adireção “contrária”. “Nós estamos próximos à meta no lado do emprego, mas não na inflação.A demanda por mão de obra pode estar caindo, mas a oferta também está. Drasticamente.”

Sobre as tensões entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e a diretora do Fed Lisa Cook,Hammack ecoou o discurso de defesa da importância da independência dos bancos centrais. “Eu aconheço Cook muito bem e eu sei de sua alta integridade”, concluiu.

Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2025 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo