São Paulo, 10 de julho de 2025 – O diretor do Federal Reserve (Fed, o banco central americano),Christopher Waller, reiterou hoje que acredita que o Fed pode considerar um corte na taxa de jurosainda este mês, afirmando que qualquer inflação decorrente das tarifas será temporária o queevidencia a crescente divisão dentro do banco central dos Estados Unidos.
Acho que estamos com a política monetária apertada demais e poderíamos considerar reduzir a taxaem julho, disse Waller, acrescentando: não é uma questão política.
Outros membros do Fed deram declarações diversas sobre o mesmo tema nesta quinta-feira, ilustrandoos dois lados que se formam dentro do banco central sobre como os aumentos tarifários do presidenteDonald Trump afetarão a política monetária.
O presidente do Fed de St. Louis, Alberto Musalem, afirmou estar indeciso sobre se a inflaçãocausada pelas tarifas será um impacto pontual ou algo mais duradouro, observando que vai levar umtempo para que as tarifas se acomodem e para sabermos o que as pessoas realmente estão pagando.Muitos colegas compartilham dessa visão cautelosa.
Já a presidente do Fed de San Francisco, Mary Daly, se mostrou um pouco mais dovish (favorável àflexibilização), embora menos incisiva que Waller. Ela ainda vê dois cortes de juros comoprováveis este ano, sugerindo que a próxima oportunidade seria na reunião de setembro.
Ela vê dois cenários possíveis: um impacto atrasado, mas pontual, ou uma situação em que astarifas não causem grande inflação, já que as empresas conseguem se ajustar algo que ela temescutado de suas fontes.
“Com isso em mente, acredito que é hora de pensar em normalizar ou ao menos ajustar a taxa dejuros. Talvez ainda não seja o momento de normalizar totalmente, mas é importante garantir quepossamos continuar dizendo que a economia e a política monetária estão bem posicionadas,”explicou Daly.
Darlan de Azevedo – darlan.azevedo@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA