Xi Jinping elogia posição do Brasil sobre Ucrânia durante cúpula virtual

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA
Compartilhe: Ícone Facebook Ícone X Ícone Linkedin Ícone Whatsapp Ícone Telegram

São Paulo, 8 de setembro de 2025 – O presidente chinês, Xi Jinping, afirmou nestasegunda-feira concordar com a posição do Brasil sobre a crise na Ucrânia durante a cúpulavirtual extraordinária dos BRICS, organizada por iniciativa do presidente Luiz Inácio Lula daSilva.

O encontro discutiu o impacto das políticas econômicas dos Estados Unidos, além de temasrelacionados ao comércio global, multilateralismo e à Organização Mundial do Comércio. “Opresidente Lula falou da crise ucraniana e do conflito na Faixa de Gaza. Estou de acordo com aposição do Brasil e tenho certeza de que todos estamos unidos nesses temas”, declarou Xi duranteseu discurso.

Lula, por sua vez, reafirmou que a solução do conflito na Ucrânia deve levar em conta osinteresses legítimos de todas as partes envolvidas.

Xi destacou a importância da cooperação entre os países do bloco e afirmou que os BRICSdevem manter sua abertura, proteger a ordem econômica e comercial internacional e resistir àsturbulências globais. “Devemos aproveitar nossos pontos fortes, aprofundar a cooperação práticae alcançar resultados mais frutíferos em áreas como comércio, finanças, ciência e tecnologia”,disse o presidente chinês.

Ele também criticou países que promovem guerras comerciais e tarifárias, afirmando que taismedidas afetam seriamente a economia global e enfraquecem as regras do comércio internacional.”Quanto mais estreita for a cooperação entre os países do BRICS, mais confiantemente elesresponderão aos desafios externos”, concluiu Xi.

Larissa Bernardes- larissa.bernardes@cma.com.br (Safras news)

Copyright 2025 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo