Seu Tuta, fundador da Jovem Pan, morre aos 93 anos. ACSP solta nota de pesar

Uma image de notas de 20 reais

Por Folhapress, com Redação Compartilhe: Ícone Facebook Ícone X Ícone Linkedin Ícone Whatsapp Ícone Telegram

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Morreu nesta segunda-feira (4), aos 93 anos, Antonio Augusto Amaral de Carvalho, o Seu Tuta, comunicador e fundador da Jovem Pan. A morte foi confirmada em nota da emissora de rádio e televisão, que não detalhou a causa.

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), proprietártia da agência de notícias DC NEWS, soltou nota de pesar, assinada pelo presidente, Roberto Mateus Ordine. “Lamento profundamente o falecimento de Antônio Augusto Amaral de Carvalho, um verdsadeiro ícone da comunicação brasileira e fundador da Jovem Pan. Sua contribuição para o rádio e para a TV do nosso país é imensa e sua memória viverá para sempre. Tuta revolucionou a forma como a informação era transmitida e sua paixão, energia e visão transformaram a radiodifusão e inspiraram gerações de comunicadores. Será lembrado como um verdadeiro ícone da comunicação brasileira.”

Seu Tuta começou no meio jornalístico no final dos anos 1940 e ficou conhecido por criar os festivais na TV Record que culminaram na explosão de movimentos musicais como a Tropicália e a Jovem Guarda.

Ele buscou ampliar o escopo das transmissões esportivas ao vivo, a partir de estádios fora do eixo Rio de Janeiro-São Paulo. Fundou a Jovem Pan na década de 1970 a partir da antiga Rádio Panamericana e idealizou a expansão da emissora para os meios digitais.

Segundo a emissora, Seu Tuta estava internado no hospital Sírio-Libanês com a saúde debilitada.

Voltar ao topo