Chieko Aoki, do Blue Tree Hotels: "Entretenimento vai crescer no mundo. Brasil está no caminho certo"

  • Empresária disse o país tem muito a oferecer, mas que a segurança é um ponto sensível, tema para o qual os governos devem olhar
  • “São Paulo e Rio de Janeiro não podem ser o foco principal do turismo de eventos. Outras regiões precisam acompanhar a tendência para movimentar o turismo”
Por Bruna Lencioni Compartilhe: Ícone Facebook Ícone X Ícone Linkedin Ícone Whatsapp Ícone Telegram

[AGÊNCIA DC NEWS]. O segmento de entretenimento é a grande aposta do setor de turismo e, consequentemente, o hoteleiro. A análise é de Chieko Aoki, fundadora e presidente da rede Blue Tree Hotels, hoje com 21 hoteis em 16 cidades do país. O nome de Cheiko, que é uma das maiores lideranças femininas do Brasil, é frequente nos principais eventos que tratam de temas relacionados ao turismo e ao setor hoteleiro, e naqueles que têm como foco o empreendedorismo feminino. Ela afirmou, em entrevista ao DC News Talks, que o país está no caminho certo ao apostar em eventos de grande porte. “O entretenimento é um dos segmentos que mais vai crescer no mundo, acredite.”

GIRO NA ECONOMIA – Ela citou feiras, congressos, o Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1 e festivais de música (Lollapalooza e The Town) como exemplos que têm contribuído com o setor hoteleiro em São Paulo, mas ressaltou que os demais estados precisam andar na mesma direção para levar turistas que habitualmente escolhem grandes capitais. “Não pode ser só Rio e São Paulo. Isso precisa se dividir em outras regiões.” O GP de São Paulo, confirmado para ser realizado na capital até 2030, bateu novos recordes de público e movimentação financeira em 2024. De acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o impacto econômico do evento foi de R$ 1,96 bilhão para o município, alta de 14,3% em relação ao ano anterior. 

O Lollapalooza, festival de música, gerou R$ 421,8 milhões – incluindo gastos com produção, montagem, patrocínios, além das despesas dos moradores e turistas com hospedagem, transporte, alimentação, compras e outros, segundo o Observatório de Turismo e Eventos (OTE) da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos) em cooperação com o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), da Secretaria Estadual de Viagens e Turismo. 

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PONTOS DE ATENÇÃO – O país poderia aumentar a presença de turistas estrangeiros, na visão de Cheiko, mas o Brasil tem problemas que demandam de atenção governamental. São questões antigas, como a falta de voos e a segurança. “A segurança é um ponto muito importante. E precisamos divulgar mais o Brasil.” A empresária também contou sobre o início de sua trajetória à frente da rede Blue Tree Hotels. Ela afirmou que quando começou a trabalhar com hotelaria não pensou que estava empreendendo.

“Naquela época não se pensava assim. Era só um trabalho.” E também falou que evoluiu nos negócios observando-os de perto. Ela não tem escritório, ou melhor, o escritório dela é nos hoteis. “Preciso estar onde as pessoas estão.” Sobre a presença feminina em cargos de liderança e empreendendo, ela disse que é preciso que se compreenda que as mulheres estão prontas. E deu um recado. “As mulheres estão se unindo, se apoiando. Elas precisam de arrojo, mas estão preparadas.”

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