Primeira edição do SP8 Pizza elege as melhores pizzarias de São Paulo. Conheça as vencedoras

Uma image de notas de 20 reais
Fabio Donato, da Castelões, eleita a melhor da Zona Leste da cidade na 1ª edição do SP8 Pizza
(André Lessa/Agência DC News)
  • As cinco vencedoras por região: Veridiana (Centro), Castelões (Zona Leste), Jullia (Zona Norte), Varanda 228 (Zona Oeste) e Chena (Zona Sul)
  • E as três melhores por sabor: Beco di Napoli (Calabresa), Mercutio (Marguerita) e Pizza Chena (Portuguesa)
Por Da Redação

[AGÊNCIA DC NEWS]. Na noite de sábado (12), São Paulo elegeu suas melhores pizzarias. A premiação foi feita dentro do SP8 Pizza, evento independente que tem tanto a participação aberta ao público quanto a de especialistas. Foram oito casas contempladas – uma para cada região da cidade mais as melhores em três sabores (calabresa, marguerita e portuguesa). Por região, as vencedoras foram Veridiana (Centro, @veridianapizzaria), Castelões (Zona Leste, @cantina_casteloes), Jullia (Zona Norte, @julliapizzaria), Varanda 228 (Zona Oeste, @varanda228) e Chena (Zona Sul, @pizzachena). Nas categorias por sabor as três primeiras classificadas pela melhor Calabresa foram Beco di Napoli (1º, @becodinapoli), Speranza (2º, @pizzariasperanza) e GattoFiga (3º, @gattofigapizzabar). Para a melhor Marguerita o pódio teve Mercutio (1º, @pizza.mercutio), Varanda 228 (2º, @varanda228) e Galpãozin (3º, @galpaozin). E encerrando a eleição, para a Portuguesa os três primeiros foram Pizza Chena (1º, @pizzachena), Oli Pizzas (2º, @olipizza.sp) e Quintal Vó Maria (3º, @pizzaria_quintalvomaria).

O SP8 Pizza – criado pelo jornalista e crítico gastronômico Miguel Icassatti e pelo gastrônomo Eduardo Maya, o nome por trás do festival Comida Di Buteco – é a única premiação do gênero aberta à participação de todas as pizzarias de todos os bairros e regiões da cidade. Icassatti diz que o evento é independente e visa valorizar essas inbstituições paulistanas. “Queremos impactar positivamente o setor e gerar retorno financeiro para os estabelecimentos participantes.” Ao reconhecer as melhores pizzarias de São Paulo, Icassatti afirma que é possível reforçar o patrimônio gastronômico da cidade e suas centenas de pizzarias, que são referências gastronômicas. “É para trazer orgulho aos paulistanos pela qualidade da pizza produzida aqui.”

Na lista de finalistas nem todas as consideradas grandes pizzarias da cidade aparecem, como a Leggera, eleita a 11ª melhor do mundo em 2024. “São excelentes pizzarias, mas talvez não tenham engajado o seu cliente como essas outras fizeram”, afirmou. “Isso mostra o potencial de fidelização dos estabelecimentos.” Para eleger as melhores, na primeira fase, que ocorreu entre 6 e 15 de junho, foi realizada uma votação aberta ao público. Na segunda fase, entre 20 e 30 de junho, foram visitadas as 15 pizzarias finalistas por um júri técnico composto por 15 pessoas (jornalistas de gastronomia, professores de faculdade de gastronomia e outros conhecedores da área).

O júri visitou os estabelecimentos anonimamente, pagou pelas refeições e enviou um ranking. O resultado foi definido por uma média de 50% dos votos do público e 50% dos votos do júri técnico. Os sabores calabresa, marguerita, portuguesa foram escolhidos a partir de uma pesquisa realizada com a Associação Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra). Segundo a associação, a região Sudeste detém 51% do número de pizzarias no Brasil e dos 20 municípios com maior concentração de pizzarias abertas, sete estão no estado de São Paulo – com a capital no topo da lista. A divulgação dos vencedores ocorreu durante a Festa da Pizza, evento criado para o anúncio, feito sábado (12) no Museu da Imigração.

Voltar ao topo