FTD Educação: em seu segundo centenário, plano é faturar R$ 3 bilhões e dobrar de tamanho até 2030

Uma image de notas de 20 reais

(Divulgação)
  • Com 123 anos de existência, editora que nasce no berço da congregação Marista impacta, anualmente, mais de 20 milhões de estudantes
  • Com atuação em mais de 40 mil escolas públicas e 7,2 mil escolas particulares, foram 63 milhões de livros didáticos entregues em 2024
Por Paula Cristina Compartilhe: Ícone Facebook Ícone X Ícone Linkedin Ícone Whatsapp Ícone Telegram

[AGÊNCIA DC NEWS]. Com mais de 120 anos de história no Brasil, a FTD Educação olha para um futuro tão ambicioso quanto o vislumbrado por Frère Théophane Durand, superior-geral dos Maristas entre 1883 e 1907, que, lá da França, decidiu levar a congregação e sua missão de transformar pela educação para fora das fronteiras da Europa. 128 anos após a chegada dos primeiros Irmãos Maristas em território nacional, e 123 anos após o nascimento formal da FTD Educação, o plano é atingir faturamento de R$ 3 bilhões até 2030 – o dobro do previsto para 2025. O caminho até essa cifra não foi fácil nem curto. Fundada em 1902 para suprir a demanda por materiais didáticos alinhados aos valores da congregação, a FTD evoluiu de uma pequena editora voltada para escolas religiosas a uma gigante que hoje impacta 20 milhões de estudantes ao ano em todo o país.

“Carregamos a responsabilidade de manter viva essa história, mas também de inovar para o futuro da educação brasileira”, afirmou Roberta Campanini, diretora de marketing e sucesso do cliente da FTD. Segundo ela, mais do que uma marca centenária, a FTD é um símbolo vivo da história e do futuro da educação nacional, entrelaçando tradição, tecnologia e propósito. São com essas credenciais que a FTD Educação recebe o Prêmio 2025 de Comércio Histórico – Estabelecimentos Tradicionais de São Paulo, criado neste ano pela Agência de Notícias DC NEWS, que pertence à Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

A história da FTD Educação está profundamente entrelaçada à missão dos Irmãos Maristas no Brasil. Fundada pelo francês Marcelino Champagnat em 1817, a congregação chegou ao país em 1897 com o propósito claro de expandir o acesso à educação de qualidade, especialmente para os mais vulneráveis. O Brasil foi o segundo país onde os Maristas estabeleceram sua atuação, trazendo consigo, segundo Roberta, “valores humanos e cristãos que moldariam gerações”. A FTD nasceu em 1902, inicialmente como um braço editorial para atender os próprios colégios Maristas, produzindo materiais didáticos que refletiam os princípios pedagógicos da congregação. O nome FTD, inclusive, é uma homenagem a Frère Théophane Durand, Superior Geral dos Maristas que incentivou a produção de obras didáticas próprias. Desde então, a editora cresceu e se modernizou, acompanhando as transformações da educação no Brasil e no mundo.

Escolhas do Editor

Hoje, a FTD Educação atende mais de 40 mil escolas públicas e privadas em todo o país, impactando diretamente mais de 20 milhões de alunos da Educação Básica anualmente. Detentora de 25% do mercado privado, está presente em quase 7,2 mil escolas particulares, além de liderar o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), onde participa com um terço do material distribuído nas escolas públicas, alcançando cerca de 63,2 milhões de exemplares entregues em 2024. A empresa não se limita aos livros: oferece um ecossistema completo de soluções educacionais, que inclui sistemas de ensino, plataformas digitais, formação de professores e recursos socioemocionais. Com mais de 1,8 mil colaboradores, a FTD tem ampliado sua atuação para dialogar com as demandas contemporâneas do setor educacional, conciliando tradição e inovação. “O próximo século da FTD será uma construção coletiva, viva, em diálogo com as próximas gerações.”

A inovação tecnológica é uma das apostas mais fortes da empresa para este ano. Um exemplo é a implantação da ferramenta de correção automática de redações manuscritas com inteligência artificial do Google Cloud, integrada à plataforma Pontue, adquirida pela FTD em 2023. Essa tecnologia já está sendo aplicada em 38 municípios de sete estados brasileiros e promete ampliar a qualidade do ensino de produção textual, um critério que será incorporado ao cálculo do IDEB a partir de 2029. A perspectiva é levar essa inovação para dez estados até o fim de 2025, fortalecendo a equidade educacional por meio do uso inteligente de dados e recursos digitais. Essa é apenas uma das frentes em que a FTD atua para transformar o ensino, “reafirmando o compromisso histórico da empresa com a formação integral dos estudantes”.

Roberta Campanini, diretora de Marketing e Sucesso do Cliente da FTD
(Andre Lessa / Agência DC News)

Mais do que uma editora tradicional, a FTD Educação se posiciona como uma parceira das escolas, professores e famílias, acompanhando as mudanças sociais, culturais e pedagógicas do país. A empresa reconhece a educação como um processo complexo que envolve escuta, respeito às trajetórias individuais e construção de vínculos. Para isso, mantém um diálogo constante com seus públicos, adaptando suas soluções às realidades diversas e aos desafios contemporâneos. Os valores fundadores dos Maristas – parceria, inovação, flexibilidade e humanidade – continuam guiando a atuação da FTD, que vê na educação uma ferramenta de transformação social e um caminho para a construção de uma sociedade mais justa e plural.

Aspas

O próximo século da FTD será uma construção coletiva, viva, em diálogo com as próximas gerações

Aspas
Roberta Campanini


Representar uma marca centenária como a FTD é, para seus Roberta, tanto um orgulho quanto uma grande responsabilidade. “Manter viva uma história tão rica exige coerência para respeitar os princípios que fundamentam a empresa”, diz ela. Ainda assim, o trabalho também envolve coragem para inovar e se reinventar diante dos novos tempos. A FTD tem acompanhado todas as grandes transformações da educação brasileira, do início do século 20 até a atual revolução digital, e pretende continuar fazendo parte dessa trajetória, “preservando a essência que a torna referência e investindo nas soluções que farão a diferença no futuro do país.”

ALCANCE – Além da predominância no ensino público, a FTD Educação detém 25% de participação no mercado privado e atende quase 7,2 mil escolas particulares em todo o país, impactando mais de 5,9 milhões de estudantes. No segmento de idiomas, soma mais de 930 mil estudantes atendidos, enquanto a solução bilíngue Standfor Evolution já está presente em 709 escolas, alcançando quase 180 mil alunos. A FTD também reforça sua liderança no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), com um terço de participação, alcançando oito a cada dez estudantes da rede pública com ao menos um componente curricular, e 63,2 milhões de exemplares entregues em 2024.

Segundo Roberta, com o SIM Sistema de Ensino, voltado para a rede pública, a FTD Educação está presente em 212 municípios de 11 estados brasileiros, impactando diretamente mais de 380 mil estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. “Ao todo, temos mais de 4 mil escolas atendidas e uma rede com mais de 50 mil professores.” A diretora afirma ainda que outro destaque é o FTD Sistema de Ensino, que já atendeu mais de 1,5 milhão de estudantes e que tem o título inédito de heptacampeão no Prêmio Top Educação, reconhecido como marca mais lembrada entre todos os sistemas de ensino do Brasil.

A previsão da companhia é superar R$ 1,5 bilhão em faturamento no ciclo 2024/2025, ampliando a participação no mercado público e alcançando 600 mil alunos nas prefeituras, dobrando a receita líquida nos últimos quatro anos. A meta de longo prazo é dobrar novamente de tamanho até 2030 e atingir a marca de R$ 3 bilhões em receita líquida, “guiada por uma cultura organizacional cada vez mais ágil, digital e centrada no cliente.”

No ano passado foram mais de 63 milhões de exempleraes de livros entregues
(Divulgação)

TECNOLOGIA Apesar de valorizar o passado, Roberta, assim como a FTD, se diz uma entusiasta da tecnologia. Tanto que boa parte das apostas da empresa envolve o uso de inteligência artificial. Ela conta que, com os investimentos robustos em todas as frentes do negócio um dos destaques deste ano foi o lançamento de “uma ferramenta inovadora para levar a IA do Google Cloud à correção automática de redações manuscritas”. Na prática, a ferramenta faz as correções por meio de uma tecnologia baseada em visão computacional e machine learning – uma solução inédita no sistema educacional brasileiro.

A ferramenta de correção de redação com IA é oferecida por meio da edtech Pontue, plataforma de ensino e aprendizagem focada em ensino e correção de redação, comprada pela FTD Educação em 2023. Com a implementação dessa tecnologia em escolas públicas de 38 municípios de sete estados (BA, GO, MG, MS, MT, RS e SP), afirma Roberta, a FTD Educação “contribui diretamente para a melhoria do ensino da produção textual”, um critério que será incorporado ao cálculo do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) a partir de 2029. Segundo ela, até o final de 2025, a expectativa é expandir a solução para dez estados, consolidando a tecnologia como um recurso fundamental para a equidade educacional no país.

Na construção de seu bicentenário, a FTD Educação aprendeu a conciliar o que Roberta definiu como “a mesma inquietação de São Marcelino Champagnat e com o mesmo compromisso de Frère Théophane Durand.” Isso significa, segundo ela, manter o foco nos valores e missões que envolvem melhorar o ambiente desde a sala de aula “até as inovações que desenvolvemos para apoiar escolas, educadores e famílias.” No ano passado, um outro marco para orgulhar seus fundadores: a empresa foi reconhecida como uma das 50 maiores editoras do mundo, ocupando a 42ª posição no ranking Global 50 Publishing Industry, divulgado anualmente na Alemanha. Hoje, o Brasil abriga cerca de 30% da atuação Marista no mundo, que está presenteem 79 países em cinco continentes. “Isso se traduz no propósito que nos guia: oferecer uma educação verdadeiramente transformadora, que acolhe”, afirmou Roberta, reforçando que a companhia também prepara “os estudantes para os desafios do mundo contemporâneo”. Ela diz que a FTD Educação não acompanha apenas as mudanças, mas impulsiona o desenvolvimento de cidadãos críticos, sensíveis e protagonistas do seu próprio caminho.

O FUTURO E AS LETRAS Se a palavra é o caminho para entendermos o passado, também consiste nelas o traçado do futuro e, segundo Roberta, a FTD Educação tem se colocado, desde sua fundação, como meio para ampliação do diálogo e compreensão do Brasil – nas suas faces mais bonitas e mais feias. “Desde o início, nossa atuação esteve diretamente ligada à missão de formar pessoas”, disse. E ter esse olhar envolve também dialogar com as necessidades de cada tempo. Ao olhar para o traçado da história, diz Roberta, é possível ver que ela não é linear. “É marcada por avanços e retrocessos, por conquistas fundamentais e por lacunas que ainda persistem.” E até nisso há poesia. Para ela, o que mudou ao longo dos anos foi a consciência cada vez “mais clara de que a educação precisa ser plural, equitativa, inclusiva e conectada com a realidade do país”. E, para chegar lá, Roberta afirma que o caminho é manter o olhar dos fundadores da FTD. “O tempo nos conferiu autoridade, mas também nos cobra coerência. Carregar esse nome significa respeitar os princípios que nos constituem”, disse.

Hoje, a FTD Educação integra o Grupo Marista, braço da Província Marista Brasil Centro-Sul, unidade administrativa do Instituto Marista. Além da FTD, o grupo atua na educação superior, com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR); na saúde, com a administração do Hospital Universitário Cajuru e do Hospital São Marcelino Champagnat, ambos em Curitiba (PR); e na área social, por meio da Rede Marista de Solidariedade, que atende mais de 7 mil crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade, com projetos sociais e concessão de bolsas de estudo. Uma gigante da educação que faz valer as palavras de Paulo Freire, em seu livro Pedagogia da Autonomia, de 1996: “A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca”, disse o educador. “E ensinar e aprender não podem dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.”

FTD Educação
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Segunda a sexta das 08:00 às 18:00
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