ACSP comemora hoje o Dia do Comerciante com homenagem a empreendedores e presença de Tarcísio e Nunes

Uma image de notas de 20 reais
Ordine com Ricardo Nunes, no evento de 2024: "Valorizar que ajuda a construir um futuro melhor"
(Somniare)
  • Evento na sede do Círculo Militar terá entrega do Troféu Empresário de Valor a 16 empreendedores escolhidos pela distritais da ACSP
  • Data faz referência ao nascimento do visconde de Cairu, defensor da livre iniciativa e do liberalismo econômico
Por Da Redação

[AGÊNCIA DC NEWS]. A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) celebra nesta quarta-feira (16), a partir das 19h, o Dia do Comerciante, com uma cerimônia na sede do Círculo Militar. Dezesseis empreendedores receberão o Troféu Empresário de Valor 2025. Eles foram escolhidos pelas Distritais da ACSP – em homenagem àqueles “que se destacaram em suas respectivas áreas de atuação e contribuíram para o crescimento financeiro da região onde estão instalados”. A lista inclui ainda o Polo West Plaza. Estarão presentes o governador paulista, Tarcísio de Freitas, e o prefeito da capital, Ricardo Nunes, além da CEO do Grupo CRM (Kopenhagen, Chocolates Brasil Cacau e Kop Koffee), Renata Vichi.

“O Dia do Comerciante é uma oportunidade para valorizar todos que, com esforço e dedicação, mantêm seus negócios vivos”, afirmou o presidente da ACSP, Roberto Mateus Ordine. “Gerando trabalho, movimentando a economia e ajudando a construir um futuro melhor.” A entidade acrescenta ainda que é um setor “fundamental para o desenvolvimento econômico paulistano”.

A data foi criada em 1953, pela Lei 2.048. O 16 de julho marca o nascimento de José da Silva Lisboa (1756-1835), o visconde de Cairu. Nascido em Salvador, foi um defensor da livre iniciativa e do liberalismo econômico – e pregou a abertura dos portos brasileiros ao comércio. Em 1905, entidades do comércio na capital baiana criaram a Fundação Visconde de Cairu.

Escolhas do Editor

Atualmente, apenas a capital paulista tem 917,6 mil trabalhadores com carteira assinada no comércio, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). São 602,8 mil no varejo, 236,6 mil no atacado e 78,2 mil no segmento de comércio e reparação de veículos.

Voltar ao topo