[AGÊNCIA DC NEWS]. Nesta quinta-feira (07), a Agência DC NEWS comemora seu primeiro ano. Projeto da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), idealizado pela Tamer Comunicação, sua missão editorial é “ser referência como canal de conteúdo informativo e analítico do varejo”. Por meio de conteúdos exclusivos, nestes 12 meses deu protagonismo a empresários, lideranças e executivos de organizações de todos os setores econômicos. Foram ao ar mais de 700 reportagens – 240 delas focadas no varejo –, uma centena de entrevistas, mais de 50 artigos de colunistas convidados, 10 mil fotos, além de 57 videocasts, veiculados semanalmente desde outubro. A DC NEWS é um canal voltado aos temas que mais impactam o dia a dia do empreendedor e de acesso totalmente gratuito.
Presidente da ACSP, Roberto Mateus Ordine vê na agência de notícias DC NEWS um ativo estratégico da entidade e se disse honrado em celebrar esse primeiro marco. “Justamente por saber que em pouco tempo a DC NEWS já é voz forte do empreendedor”, afirmou Ordine. “Além de ser porta-voz daquilo que a ACSP defende: a liberdade de expressão e da livre iniciativa, a liberdade econômica.” Além dos conteúdos jornalísticos, a agência de notícias lidera outras frentes de propagação de informação e análises qualificadas. Uma delas é a unidade de seminários. O primeiro, realizado em novembro, teve como protagonista o então presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Outros dois eventos focados no varejo e nos novos hábitos do consumidor acontecerão em setembro e no fim deste ano. Mais uma agenda com pelo menos outros cinco seminários está prevista para 2026.
Uma segunda frente é a editoria Centro SP, que traz conteúdos relacionados ao Centro paulistano e seu entorno. Suas dores, seus desafios e principalmente suas histórias e novidades, para que essa região estratégica e emblemática da cidade resgate e consolide o protagonismo que sempre teve. Uma terceira frente noticiosa é a editoria de Séries Especiais. São conjuntos de reportagens que se transformam num verdadeiro dossiê temático. Nesse canal já foram veiculadas séries dos 50 anos do Metrô paulistano, dos 130 anos da ACSP e outra com os principais líderes da indústria automobilística brasileira, tendo sete entrevistas com C Level de montadoras e o presidente da Anfavea.
A quarta frente foi o lançamento, este ano, do projeto Comércio Histórico – Estabelecimentos Tradicionais de São Paulo. Inspirado em iniciativas similares de cidades europeias, como o Botteghe Storiche, de Roma, são premiados negócios paulistanos com pelo menos 50 anos de vida ininterrupta. Excepcionalmente, os dez primeiros contemplados eram todos centenários e foram conhecidos em março. Outros serão anunciados na tarde desta quinta-feira. Todos recebem extensas reportagens veiculadas no site comerciohistorico.com.br, que traz ainda outros conteúdos de comerciantes e empreendedores de São Paulo.
Cada vencedor paulistano recebe uma placa e um diploma, e a chancela oficial como empreendimento histórico. Os dez primeiros premiados foram a Padaria Santa Tereza (1872), o restaurante Carlino (1881), a Casa Godinho (1888), a padaria Italianinha (1896), a 14 de Julho (1902), o Bar Guanabara (1910), a São Domingos (1913), a Basilicata (1914), o Rei do Filet (1914) e a cantina e pizzaria Castelões (1924). Se somados, esses dez estabelecimentos têm mais de 1,2 mil anos. “É um evento histórico para a ACSP, que homenageia e reverencia esses comércios longevos e que fazem a história da cidade”, afirmou Ordine. “Sabemos o quão difícil e importante é chegar a esse marco.”
Seja no canal de reportagens em si ou em suas verticais de seminários e projetos especiais, os profissionais da Agência DC NEWS seguem regras editoriais contidas tanto em um Manual de Redação quanto em seu Guia de Princípios & Diretrizes. O Manual estabelece como questão basilar o duo Clareza & Precisão. “Todo conteúdo jornalístico tem como primeira obrigação ser claro & preciso com a notícia e para seu público-alvo.” Para tanto, diz que os profissionais da agência devem ser críticos e autocríticos e, acima de tudo, “honestos e corretos com o que publicam”.
Já o Guia de Princípios & Diretrizes começa com nossas três regras inegociáveis: a) cumprir a missão editorial de ser referência em “conteúdo informativo e analítico do varejo brasileiro”, b) produzir reportagens que obrigatoriamente atendam o público-alvo, c) produzir conteúdos baseados em dados. “Acreditamos que esse movimento sirva como base de construção de credibilidade e transparência”, afirma-se no Guia. “Num mundo cada vez mais gerido por dados e algoritmos, e crescente desconfiança da mídia tradicional, ter credibilidade é decisivo.”