[AGÊNCIA DC NEWS]. Na semana em que se comemorou o Dia da Pizza no Brasil, o concurso paulistano SP8 Pizza vai eleger a melhor pizza calabresa, marguerita e portuguesa, além da melhor pizzaria da cidade de São Paulo e as melhores por região da cidade. O evento, que acontece no sábado (12) tem entre as finalistas da regial central da cidade a Fôrno, Speranza e Veridiana. Da Zona Leste estão na briga a Castelões (a mais antiga do Brasil), Fornetto Pizza Bar e A Pizza da Mooca (que foi a 53ª melhor do mundo em 2024). Da Zona Norte, aparecem a Julia, Marco Luccio e Pizza & Pizzas. Da Zona Oeste a melhor pizza será eleita entre o Galpãozin, Mercutio e Varanda 228. Por fim, da Zona Sul, Beco di Napoli, Oli Pizzas Artesanais e Pizza Chena concorrem ao prêmio. Criada pelo jornalista e crítico gastronômico Miguel Icassatti e o gastrônomo Eduardo Maya, criador do festival Comida Di Buteco, a primeira edição da premiação acontece no Museu do Imigrante, a partir das 11h.
Segundo Icassatti, a premiação é independente e visa valorizar as pizzarias da cidade. “Queremos impactar positivamente o setor e gerar retorno financeiro de volta para os estabelecimentos participantes.” Ao reconhecer as melhores pizzarias de São Paulo, afirma ele, é possível reforçar o patrimônio gastronômico da cidade, e suas dezenas de pizzarias que são referências gastronômica. “É para trazer orgulho aos paulistanos pela qualidade da pizza produzida.” Ele afirma que nem todas as grandes pizzarias da cidade apareceram entre as finalistas, como a Leggera, 11ª melhor do mundo em 2024. “São excelentes pizzarias, mas talvez não tenham engajado o seu cliente como essas outras fizeram”, afirmou. “Isso mostra o potencial de fidelização dos estabelecimentos.”
Para eleger as melhores, na primeira fase, que ocorreu entre 06 a 15 de junho, foi realizada uma votação aberta ao público. Na segunda fase, entre 20 a 30 de junho, foram visitadas as 15 pizzarias finalistas por um júri técnico composto por 15 pessoas (jornalistas de gastronomia, professores de faculdade de gastronomia e outros conhecedores da área). O júri visitou os estabelecimentos anonimamente, pagou pelas refeições e enviou um ranking. O resultado foi definido por uma média de 50% dos votos do público e 50% dos votos do júri técnico. Os sabores calabresa, marguerita, portuguesa foram escolhidos a partir de uma pesquisa realizada em conjunto com a Associação Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra). Segundo a associação, o sudeste detém 51% do número de pizzarias no país e dos 20 municípios com maior concentração de pizzarias abertas, sete estão em São Paulo – com a capital no topo da lista.
A divulgação dos vencedores ocorrerá durante a Festa da Pizza, evento criado para o anúncio e até às 19h do dia 12 no Museu da Imigração, no bairro da Mooca. Terá música ao vivo (do Trio Uirapuru, de música popular brasileira) e uma feira gastronômica, incluindo duas pizzarias finalistas (Beco di Napoli e Galpãozin), bares premiados (Academia da Gula, Arais do Carlinhos, Hilda Botequim e Rota do Acarajé) e a Ceci, a melhor padaria de São Paulo, elegida pelo Padocaria-SP. Todos servirão algum tipo de petisco ou prato com inspirações na culinária italiana. Para beber, vinhos e drinques engarrafados. Haverá também oficinas sobre ingredientes e processos do fazer pizzas. Os temas são o molho de tomate italiano, queijos, massas de pizza e vinhos italianos. Para as crianças, haverá jogos lúdicos da Caravana Lúdica de Jogos do Mundo. O evento é gratuito e aberto ao público.
Serviço:
Festa da Pizza – SP8 Pizza 2025
12 de julho, sábado, das 11h às 19h
Endereço: Museu da Imigração do Estado de São Paulo
R. Visc. de Parnaíba, 1316 – Mooca, São Paulo, SP
Gratuito e aberto ao público
Instagram: @sp8_piza
Site: https://sp8pizza.com.br