O plano da DHL para incentivar importações e exportações das micro e pequenas empresas

Uma image de notas de 20 reais
Descontos para empresários de menor porte vão começar em 65%, com auxílio personalizado do Sebrae
(Divulgação)
  • DHL Express passa a oferecer desconto mínimo de 65% para incentivar importações e exportações de micro e pequenas empresas no Brasil
  • Além dos descontos, companhia americana lançou uma plataforma de assistência, que envolve consultoria, vídeos e uma parceria com o Sebrae
Por Victor Marques Compartilhe: Ícone Facebook Ícone X Ícone Linkedin Ícone Whatsapp Ícone Telegram

[AGÊNCIA DC NEWS]. A DHL Express, companhia americana de logística, quer fomentar as importações e exportações nas micro e pequenas empresas (MPEs) brasileiras. Para isso, oferece um desconto mínimo de 65% nos serviços e lançou uma plataforma de assistência para novatos no comércio internacional. Envolve consultoria, conteúdos em vídeo e uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que auxiliará as empresas se organizarem. “No Brasil, metade do nosso volume já vem desse segmento”, afirmou Mirele Mautschke, CEO da DHL Express, em entrevista exclusiva à AGÊNCIA DC NEWS. “Acreditamos que, com essa investida, esse volume vai crescer no mínimo 10%, mas o potencial é maior.”

O maior fomento são os descontos, que começam em 65%, sendo variáveis, conforme o produto, volume e destino escolhidos. Outra parte da investida, que envolve a prospecção e educação, é o lançamento de uma plataforma de assistência. A DHL disponibilizou uma plataforma para explicar em detalhes o processo de exportação e importação às empresas novatas. E, segundo Mautschke, se o empreendedor tiver qualquer dúvida no processo, a gigante global de logística também será disponibilizada uma consultoria gratuita para qualquer etapa do processo de envio. “Vimos que os índices de globalização não caíram nos últimos anos”, afirmou. “Acreditamos ser um momento adequado para fomentar a importação e exportação para as MPEs no Brasil.” Segundo a DHL, elas correspondem, globalmente para a companhia, a 42 milhões de euros, metade da receita global. Já localmente, elas representam metade do volume total anual registrado.

Outra parte do projeto é a parceria firmada com o Sebrae, que auxiliará as empresas no processo inicial de importação ou exportação a se organizarem antes de iniciar as vendas internacionais. O auxílio envolve a busca por fornecedores estrangeiros (no caso de importações), precificação, adaptação de embalagens, emissão de documentos fiscais. A assistência será feita por meio de cursos, livros digitais e artigos. Segundo o Sebrae, no Brasil, em maio deste ano, foram abertas no Brasil 423 mil empresas, 96% delas (ou 409,3 mil) eram MPEs. No acumulado do ano, foram 2,28 milhões de empresas abertas, sendo 2,21 milhões de pequeno porte.

Escolhas do Editor

Na análise por ramo de atividade, segundo o Sebrae, a maior parte das empresas abertas 63,6% (ou 260,2 mil) se enquadravam no ramo dos serviços. Na sequeência aparece o comércio, com 21,4% do total (87,5 mil). A indústria da transformação obteve 7,5% do bolo (30,5 mil), seguida pela construção civil, com 6,7% (27,2 mil), agropecuária, com 0,8% (ou 3,1 mil). Os demais setores somam 0,12%. No acumulado do ano até maio, o Sebrae informou também que 77,4% das empresas se cadastraram como MEI, 18,5% eram MEs e 4% são Empresas de Pequeno Porte (EPP).

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