São Paulo, 29 de outubro de 2025 – A transição energética e os novos paradigmas deresponsabilidade ambiental estão redesenhando o papel da mineração no mundo. Foi sob essaperspectiva que o presidente da Vale, Gustavo Pimenta, apresentou a palestra Mineração do Futurodurante a Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM 2025). Em sua fala, nestaterça-feira (28/10), o executivo destacou que a companhia tem se orientado cada vez mais porpilares como tecnologia, segurança, circularidade e compromisso social.
O foco da Vale está em minerais estratégicos para a descarbonização, como ferro, níquel ecobre, além da ampliação das relações com clientes e o fortalecimento da cultura de inovação.A empresa vive um de seus melhores momentos operacionais, com estabilidade, eficiência e segurançarecorde, resultado direto da transformação cultural iniciada nos últimos anos, celebrou Pimenta.
O presidente da Vale detalhou avanços concretos, como o fato de não registrar atualmente nenhumabarragem em nível de emergência (85% da produção sem o uso de barragens), além de já teralcançado 60% da meta do programa de descaracterização 18 de 30 barragens eliminadas. Esse tipode compromisso é recompensado, inclusive, no âmbito dos negócios, pois conseguimos atrair novosinvestidores, afirmou.
De acordo com Pimenta, a transição energética representa uma oportunidade histórica detransformação para o setor mineral e o Brasil. Em relação à Vale, o executivo apresentou o quechamou de Visão da Mineração do Futuro, formada pelos seguintes pilares: operaçõesinteligentes; minas minimamente invasivas; zero estéril e carbono neutro; compartilhamento devalor; e força de trabalho do futuro.
Ambiental e social
Pimenta também ressaltou as dimensões ambiental e social na atuação da Vale. A empresa mantémmais de 800 mil hectares sob preservação na Floresta Nacional de Carajás, além do compromisso deproteger e recuperar outros 500 mil hectares até 2030. No campo social, assumiu a meta de apoiar aretirada de 500 mil pessoas da pobreza, por meio de projetos de qualificação, educação egeração de renda.
Gustavo Pimenta também reforçou que a mineração tem papel central no enfrentamento da criseclimática e na construção de uma economia mais sustentável: Estamos construindo uma mineraçãolegal, responsável e de impacto positivo. Ao encerrar sua fala, provocou o público presente noauditório com uma reflexão: Sem essa mineração do futuro, qual será o futuro da mineração?.
As informações partem da Assessoria de Comunicação do IBRAM Instituto Brasileiro de Mineraçãoe da EXPOSIBRAM 2025.
Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA