[AGÊNCIA DC NEWS]. A adoção de ferramentas tecnológicas através de serviços disruptivos de startups ainda não é massiva no varejo brasileiro. Segundo o relatório B2Corp Brasil 2024, realizado pela plataforma de inteligência de dados Sling Hub, o setor do comércio é o quarto colocado no ranking de contrato com startups, representando 8% dos novos contratos B2Corp no ano passado, empatado com o ramo da saúde. No topo da lista aparecem a área de finanças (15%), alimentos (11%) e indústria (10%).
A empresa do varejo que mais contrata serviços de startups nacionais é a carioca Allos, administradora shopping centers, nascida após a fusão entre Aliansce Shopping Centers e Sonae Sierra Brasil, duas das maiores empresas do setor. Mesmo em destaque, segundo o relatório, a companhia firmou apenas cinco contratos, considerando um universo de 31 contratos assinados com startups no varejo em 2024. O setor de finanças, líder em contratos, registrou 54 novas parcerias firmadas entre janeiro e novembro de 2024.
O estudo, apoiado por empresas como o Founders Hub da Microsoft For Startups, informa ainda que os novos contratos estabelecidos pela Allos foram a Deskbee, voltada para a reserva de mesas e estações de trabalho híbrido, GRTS Digital, sistema para gestão de relações trabalhistas e sindicais, PX Data.AI, plataforma de IA Generativa que simplifica o acesso aos dados do contratante, Recicla.Club, com serviços de gestão de resíduos por assinatura, e Vacinas.net, que conecta organizações que precisam vacinar colaboradores à rede de clínicas de vacinação do país.
E mesmo com a liderança do setor financeiro, uma única empresa do ramo da educação fechou 12 contratos em 2024, liderando o ranking de novas contratações. Trata-se da holding carioca YDUQS, fundada em 1970, com foco no ensino superior.