Trump escolhe George Glass, crítico da China, para embaixador do país no Japão

Uma image de notas de 20 reais

São Paulo, 17 de dezembro de 2024 – O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump,anunciou que escolheu George Glass, ex-banqueiro de investimentos e diplomata conhecido por suascríticas à China, para ser seu embaixador no Japão. Em uma publicação nas redes sociais, Trumpdestacou que Glass traz sua experiência em negócios para o cargo, mencionando sua atuação comoembaixador dos EUA em Portugal entre 2017 e 2021. Durante esse período, Glass se destacou poralertar sobre os investimentos da China em setores estratégicos em Portugal e por suas críticas àgestão da pandemia de Covid-19 por Pequim.

A escolha de Glass ocorre em meio ao desgaste nas relações entre Tóquio e Pequim, envolvendodisputas comerciais e territoriais. O Japão abriga o maior contingente de forças americanas noexterior, incluindo o único grupo de ataque de porta-aviões dos EUA, localizado próximo à China.O governo japonês expressou expectativa de aprofundar a aliança Japão-EUA com a administraçãode Trump, apesar das preocupações sobre possíveis pressões para aumentar os custos da presençamilitar americana ou medidas comerciais protecionistas que possam prejudicar empresas japonesas.

Glass, empresário de Oregon e católico devoto, também foi um dos principais arrecadadores defundos para a campanha de Trump em 2024. Após sua carreira no setor financeiro, fundou o banco deinvestimentos Pacific Crest Securities, e mais recentemente, iniciou um negócio imobiliário, a MGGDevelopment LLC.

Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA

Voltar ao topo