ESPECIAL: 25 DE MARÇO-160 ANOS. Os números que detalham a dinâmica da rua

  • Entender a mais famosa rua do comércio popular do Brasil passa por compreender quem são seus visitantes, como eles agem e o que buscam
  • A rotina da via que concentra 3.800 comércios ativos em suas 17 ruas do complexo, e recebe até 1 milhão de pessoas em datas sazionais
Por Nathalia Lino

[AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DC NEWS]
Em 1,3 km de extensão, pulsa uma das vias mais movimentadas do país: a 25 de Março. Entre as 17 ruas que compõem a região, é possível observar o movimento constante de um mercado vivo, formado por 3.800 comércios – 590 lojas de rua e 3.210 em prédios comerciais e galerias. Essa variedade sustenta o fluxo diário de 200 mil pessoas, número que pode chegar a 1 milhão em períodos como o Natal. Nesta reportagem, que integra o Especial 25 de Março – 160 anos, a Rua é traduzida por números que revelam o dia a dia do espaço e de seus frequentadores.

De acordo com Claudia Urias, diretora-executiva da União Lojistas 25 Marco (Univinco), com o aumento gradual do movimento nas ruas, espera-se que em 2025 haja um crescimento de 10% no faturamento dos lojistas no período de festas natalinas, com relação a 2024. No acumulado do ano, a entidade espera incremento na casa dos 8%. “Com a região cada vez mais segura e estruturada, a 25 de Março continuará atraindo consumidores durante todo o ano”, disse.

E esses consumidores vêm de todo o país. 76% são paulistanos, 15% vêm de outras cidades do estado e 9% de outras regiões. Segundo o Censo 2024 da Univinco, 30% dos visitantes compram para uso pessoal; 59% para revenda; e 11% trabalha na região. Para chegar até o ponto principal da 25, o carro ainda é o principal meio de transporte, com 43%. Entre os transportes públicos, o metrô ainda é a principal escolha, com 29%. Na sequência, o ônibus, com 16%, e o trem, com apenas 12%.

Escolhas do Editor

A distribuição da via, segundo contagem da reportagem no dia 24 de outubro foi o seguinte. Havia 159 ambulantes, 192 lojas abertas e 30 fechadas, 93 mesas e bancas, 29 carrinhos de carga, 28 motos e 33 veículos estacionados e 230 câmeras visíveis, que fazem parte do SmartSampa, um sistema de monitoramento de segurança que usa o reconhecimento facial das câmeras inteligentes. O vídeo que acompanha esta reportagem aponta, através de números, a identidade de uma Rua que é o retrato da cidade de São Paulo: diversa, barulhenta e trabalhadora.

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