Claudia, Óticas Diniz: "Soluções estavam dentro de casa. Diniz Slim é exemplo. Foco em pequenas cidades"

  • Marca diz ter encontrado, por meio de métricas dentro do próprio negócio, respostas para driblar funil apertado. "Analisamos nossos dados"
  • Expansão inclui Diniz Slim (nasceu este ano e soma 18 lojas), Grande Chance (novas franquias a quem está no ecossistema) e fintech
Por Bruna Lencioni | Letícia Cassiano

[AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DC NEWS]
Fundada em 1992 como um negócio familiar em São Luís do Maranhão, as Óticas Diniz se tornaram uma das maiores redes de franquias do Brasil, segundo o ranking da Associação Brasileira de Franchising (ABF), com mais de mil unidades em mais de 400 municípios. Claudia Valerio, diretora de Expansão e Operações da marca, falou ao videocast DC NEWS TALKS, da Agência DC NEWS, sobre os novos modelos de negócios adotados para a companhia expandir de forma estratégica. “Em 2025, estamos buscando chegar à cidades pequenas com um conceito de loja menor, o Diniz Slim”. A executiva disse que um exercício foi fundamental para descobrir novos caminhos. “Olhamos para dentro e encontramos oportunidades”, afirmou.

Desde que foi implantado (em julho), o Diniz Slim chegou a 18 unidades. A área coordenada por Claudia também está em outras frentes com vistas no crescimento da marca, como o Grande Chance, lançado em 2022, (voltado para gerentes de lojas que desejam abrir uma franquia). Ao todo, 18 franquias nasceram do Grande Chance até o momento, segundo a companhia. Ainda há uma terceira frente – fintech que oferta crédito a franqueados para ampliação ou abertura de nova unidade. A fintech tem um fundo de R$ 25 milhões e a ideia, segundo Claudia, é que o crédito seja totalmente absorvido este ano.

Até o mês de agosto, 45% do valor foram utilizados, informou a companhia. Com as estratégias, as Óticas Diniz esperam manter os níveis de crescimento – entre 60 até 80 aberturas – média dos últimos cinco anos, segundo ela. O funil foi apertando desde que a marca começou a escalar de modo mais acelerado, explicou a executiva. “Chegamos a mais de 100 aberturas/ano.” Claudia disse que hoje é preciso ser mais estratégico e entender o que faz sentido. “Já falamos não para possíveis franqueados.” Ela cita o Diniz Slim como exemplo. Por meio de métricas próprias, foi possível identificar que cidades pequenas seriam ótimas oportunidades. “Ao abrir uma unidade, percebemos um deslocamento de consumidores de cidades menores da região para aquela loja”, disse.

“Algumas cidades são carentes de marcas importantes, então desenvolvemos um modelo menor do que as convencionais”, afirmou. Além das cidades do interior do Brasil, bairros de grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro também poderão ter essas novas lojas no modelo slim. Outro projeto que ela detalhou é o Grande Chance, que incentiva quem já está no ecossistema, como um gerente, por exemplo, a abrir sua própria franquia. Nesta modalidade, as Óticas Diniz disseram que oferecem apoio e financiamento facilitado, como juros reduzidos. “Cria-se uma trilha do empreendedorismo para os novos franqueados.” Confira a entrevista.

Escolhas do Editor
Voltar ao topo